A China anunciou recentemente que reduzirá ainda mais os limiares de acesso ao mercado chinês em áreas como o setor bancário e o setor de valores mobiliários, para atrair mais investimentos estrangeiros.

 

Abertura do mercado chinês a pequenas empresas estrangeiras

 

mercado chinês

 

O objetivo dessa abertura do mercado chinês é promover o crescimento constante do investimento estrangeiro na busca pela China de um melhor ambiente de negócios.

As barreiras de entrada no mercado serão relaxadas em áreas específicas, como a fabricação de novos veículos energéticos, design de navios, manutenção de aeronaves, postos de gasolina e seguradoras.

Esta é, definitivamente, uma boa notícia que oferece aos investidores estrangeiros mais opções quando se trata de investir no país, especialmente para empresas multinacionais. Ao mesmo tempo, um número crescente de pequenas e médias empresas no exterior está se voltando ao lucrativo mercado chinês diante da estagnação econômica em todo o mundo.

Para algumas empresas estrangeiras, as oportunidades comerciais na China não apenas significam dinheiro, mas também os meios para rejuvenescer suas fortunas flagrantes.

A China abriu seu mercado de forma constante desde as suas reformas econômicas há mais de 30 anos. A sociedade passou de uma economia orientada para o planejamento central controlada pelo Estado até uma economia de mercado orientada para o consumo.

Isto é particularmente verdadeiro nas grandes cidades. Para satisfazer as crescentes demandas de consumo de uma classe média cada vez maior, bem como os jovens consumidores sensíveis à moda, uma variedade ainda maior de serviços e produtos deve ser adaptada para satisfazer essas necessidades.

 

mercado chinês

 

Algumas empresas estrangeiras de pequeno porte podem ter um papel importante a desempenhar ao dar aos consumidores chineses o que desejam. Essas pequenas empresas podem possuir apenas uma vantagem simples, como um design particular, uma ideia emocionante, uma receita criativa, uma solução útil ou algumas habilidades e talentos especiais. Mas são capazes de oferecer algo extra para aumentar a variedade de serviços e produtos disponíveis no mercado chinês.

É de conhecimento geral que os consumidores chineses, cada vez mais exigentes, não receberão calorosamente todos os projetos, ideias, receitas ou talentos; mas muitos terão boas oportunidades de sucesso, especialmente se forem capazes de enfrentar menos barreiras de entrada no mercado chinês.

É altamente esperado que mais e mais pequenas empresas estrangeiras sirvam consumidores chineses, particularmente na China urbana. Algumas áreas, como educação e treinamento, serviços médicos, cuidados de saúde de idosos já ganharam uma reputação superior no mercado.

 

mercado chinês

 

Alguns trabalhadores estrangeiros especializados também estão se envolvendo nos setores de catering e moda. Muitos artistas estão atuando em estágios chineses em diferentes níveis, e há cada vez mais atividades de intercâmbio cultural e esportivo organizadas por meio de canais oficiais e não-governamentais.

O mercado chinês está se abrindo para receber o mundo e, ao mesmo tempo, o mundo abriu seus mercados para produtos e investimentos chineses. Os turistas chineses são altamente respeitados devido ao seu poder de consumo nacional e internacional. Tais pequenas empresas estrangeiras são capazes de fornecer experiências de serviço bem diante dos consumidores chineses na China, o que, de outra forma, só seria possível no exterior. Por isso essa abertura ainda maior do mercado chinês é tão importante.

A China está transformando seus padrões de crescimento econômico, visando um desenvolvimento mais sustentável. Há muitas oportunidades e desafios para empresas estrangeiras nesse processo. O governo também poderia adaptar suas políticas de investimento para que as empresas menores viessem e atendessem os consumidores chineses.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por: Alex Fiorotto

Fontes: China Business Review; China.org