As mudanças que a pandemia do covid-19 vão causar pelo mundo são diversas. Algumas previsões que pareciam utópicas no começo da pandemia, hoje passam a se tornar verdade. Entre as mudanças comportamentais observadas está a mudança no cumprimento entre as pessoas. Os dois beijos dos franceses pode sumir, por exemplo.

Algumas dessas previsões desconsideram a invenção da vacina para o covid, enquanto outras tendem a permanecer mesmo após o fim do covid-19 devido à possibilidade do surgimento de novas doenças com este perfil. 

Neste artigo você encontra 5 possíveis mudanças que vão ocorrer ou já estão ocorrendo nos aeroportos durante este período de tanta incerteza.

1. Tecnologia touchless

Ou seja, sem o touch, sem o toque. É prevista uma inovação de 5 anos nestes 5 meses de implementação de tecnologias touchless nos aeroportos. É previsto que os momentos de check-in, segurança e embarque sejam feitos totalmente de maneira touchless, sem que os passageiros encostem em nada. Tecnologias como reconhecimento facial e leitura biométrica de íris são grandes aliadas nesta missão.

Fonte: Sita

2.  Filas de segurança

As antigas filas que consistiam em aguardar longos períodos de tempo encostado ombro a ombro a outros viajantes. A previsão é que as passagens pela segurança dos aeroportos sejam agendadas. O uso de tecnologias smart vai permitir que as áreas de segurança dos aeroportos tenham menos aglomerações, permitindo que os aeroportos prevejam a quantidade de pessoas e se organizem melhor.

3. Limpeza

A limpeza é o fator mais importante no combate a disseminação de qualquer tipo de vírus. Em locais de grande circulação de pessoas, a limpeza deve ser ponto de atenção. As bagagens de mãos, bagageiros e até mesmo passageiros serão desinfectados completamente. Robôs podem ser grandes auxiliares nesta missão, como já ocorre no aeroporto de Hong Kong.

Fonte: Hong Kong International Airport

4. Terminais mais vazios, relaxados e espaçosos

Com as mudanças nos momentos do check-in, da passagem pela segurança e embarque facilitados, é previsto  que os passageiros fiquem menos estressados. Outras facilidades como pagamentos digitais e diminuição das filas são mais fatores que contribuem para que os terminais tenham um clima diferente do estresse com que estamos acostumados. A tecnologia será aliada também aqui, onde quanto menos pessoas no mesmo ambiente, melhor.

5. Papel dos aeroportos

Os aeroportos agora mais do que nunca têm papel crucial na contenção da disseminação do vírus. A tecnologia adicionada vai transformar totalmente os aeroportos, com câmeras, sensores e sistemas de vigilância totalmente novos. A previsão é que os aeroportos sejam ainda mais importantes na detecção de diversos tipos de transtornos de saúde pública que possam ocorrer.

Capacetes com detecção térmica dos funcionários do Aeroporto Internacional de Hamad. Fonte: Aeroporto Internacional de Hamad

Quais outras mudanças você acha que podem ocorrer nos aeroportos do mundo?

Fonte: CNBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *