Planejar uma viagem nunca mais vai ser o mesmo. Desde o início da pandemia do covid-19 em dezembro de 2019, o turismo internacional tem mudado radical e constantemente. Vendo além do turismo, viajar agora exige muito mais pesquisa e preparo, para que se possa realizar uma viagem segura e sem riscos. Estudantes internacionais, trabalhadores estrangeiros, casais de diferentes países, entre diversos outros tipos de viajantes têm preocupação constante com seus documentos de permanência, cruciais para sua permanência no país. Já para os turistas, a preocupação é com os documentos de admissão em países estrangeiros.

Aqui você encontra uma lista onde os brasileiros são aceitos e suas condições específicas de admissão.

Embaixa dos Estados Unidos no Brasil. Fonte: IstoÉ Independente

Vale a pena renovar visto e passaporte durante a pandemia?

 

Nos Estados Unidos, desde 14 de setembro, todos os voos advindos do Brasil estão com aterrisagem permitida. Porém, poucos brasileiros têm entrada liberada no país (turistas ainda estão proibidos).

conselho dos especialistas em documentação de viagem é que os interessados adiantem processos burocráticos na medida do possível.

renovação do passaporte, por exemplo, é o primeiro passo a ser dado. Mesmo com as entrevistas presenciais suspensas, é possível iniciar os processos de pedido para autorização de entrada. A explicação é simples: quando o movimento internacional voltar, a tendência é que os serviços de documentação de viagem sofram um afunilamento, ou seja, uma grande quantidade de pedidos ao mesmo tempo. 

Um dos vistos mais críticos neste cenário de afunilamento será o dos processos do visto americano.

Fonte: Daniel Muñoz/AFP/O Globo

Entrevistas presenciais

As entrevistas para o visto americano podem ser agendadas e, caso não ocorra, deve ser reagendada. A demanda no agendamento é grande, com datas disponíveis apenas para janeiro de 2021.

O consulado afirma que o site está realizando agendamento de entrevistas mas que entrevistas rotineiras de visto não estão sendo processadas no momento. A data da retomada das entrevistas ainda é indefinida, assim como informações sobre horário de funcionamento reduzido ou redução da capacidade.

A orientação é: agendar as visitas com o máximo de antecedência às suas necessidades, evitando atrasos.

Polícia Federal

O atendimento para emissão de passaportes está voltando gradualmente após longo período estando suspenso. No Rio de Janeiro os postos já estão funcionando com horário reduzido.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *