A partir do último dia 1 de outubro, a China passou a emitir vistos mais rápidos e longos para brasileiros, tanto vistos de turismo, quanto de negócios. Quer saber mais sobre o novo visto para China? Confira abaixo!
Visto para China: brasileiros agora podem adquirir o visto mais fácil e por mais tempo
Em setembro, o governo brasileiro assinou um acordo de facilitação de vistos com o governo chinês. O documento, publicado no dia 11 de setembro no Diário Oficial da União, passou a valer a partir dessa semana.
Assim, o Consulado da China passou a emitir vistos mais longos e rápidos para brasileiros interessados em visitar o país, não apenas para turistas, mas também para pessoas que procuram estabelecer negócios com o país. O visto para China, que antes tinha validade de apenas três meses, passou a ter validade de cinco anos. Além disso, os serviços consulares devem passar a emitir os vistos dentro do prazo de cinco dias úteis.
As regras valem para viajantes de ambos os países, mas, por parte do governo brasileiro, o acordo visa principalmente os turistas chineses; isso porque os chineses somaram, em 2016, 135 milhões de viajantes em todo mundo. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a China é, portanto, a maior fonte de turistas internacionais no mundo desde 2012. Os chineses não apenas compõem a maioria dos turistas, mas também são os que mais gastam, à frente de americanos, alemães, britânicos e franceses.
Mesmo diante desses números exorbitantes, pouco mais de 50 mil turistas chineses viajaram para o Brasil em 2016. O número de turistas chineses no Brasil em 2016 foi ainda menor que o de brasileiros na China em 2015; de 93 mil turistas. O acordo estabelecido entre Brasil e China é defendido pela OMT, pois segundo a Organização, diversos estudos comprovam uma ligação entre a facilitação de vistos como forma de estimular o turismo e o crescimento econômico. Por isso, o acordo entre o governo brasileiro e o chinês, que estabelece o novo visto para China, é tão importante para os dois países.
Regras do acordo de facilitação de visto
Segundo o acordo assinado entre as duas nações, o novo visto para China estabelece múltiplas entradas com período de estada de 90 dias renováveis por até outros 90 dias, a cada 12 meses. Além disso, o Ministério do Turismo brasileiro credenciou 316 agências brasileiras a receberem turistas chineses em 2017, de acordo com a legislação brasileira e as determinações do governo chinês.
Para adquirir o novo visto para China, em conformidade com o acordo assinado entre ambos os países, o cidadão brasileiro deve apenas ter um passaporte válido por, no mínimo, um ano. Caso a pessoa possua um passaporte com validade inferior a um ano, o Consulado liberará uma ou duas entradas na China.
Gostaria de mais informações? Quer adquirir seu visto para China? Entre em contato com nossa empresa através do nosso Fale Conosco, do nosso Facebook, ou através de nossos telefones: (11) 4752-2640 ou (11) 9 9669-4098.
Por Ana Yamashita
Fontes: Gazeta do Povo