Taiwan, que originou-se como continuidade da China Nacionalista, também recebe o nome de Formosa ou Taipé Chinês. É um Estado insular, isto é, composto territorialmente por ilhas: envolve a ilha de Taiwan (ou Formosa) e outras ilhas vizinhas, as Ilhas Pescadores, a Ilha de Pratas e várias ilhas situadas no Estreito de Taiwan (perto da costa chinesa). É banhado pelo Mar da China Oriental, pelo Oceano Pacífico, pelo Canal de Bashi e pelo Mar da China Meridional.

Taiwan, cujo idioma oficial é o mandarim, é um país que pode chamar a sua atenção, leitor da China Vistos, já que possui uma certa afinidade com a China contemporânea. Apesar de seu passado conflituoso em relação à República Popular da China, suas relações diplomáticas com o gigante asiático vem melhorando, graças à consolidação de laços econômicos que vêm sendo estabelecidos entre ambos.

 

taiwan
Bandeira de Taiwan

 

Você, leitor, pode cogitar visitar Taiwan porque o turismo é um setor importante da economia local e vem crescendo ano após ano. Neste artigo, trataremos dos vistos a turismo, a estudo e a negócios. Saiba agora tudo o que você precisa saber para tirar o seu visto para Taiwan e viaje tranquilamente!

 

Taiwan: origens, história e contemporaneidade

 

taiwan
Tsai Ing-wen é a atual presidente de Taiwan

 

O país foi formado após a derrota das tropas do General Chiang Kai-shek pelos comunistas liderados por Mao Tsé-Tung na Guerra Civil Chinesa, que culminou na Revolução Comunista de 1949. Esses setores nacionalistas, militaristas e conservadores fugiram para as ilhas que constituem o território de Taiwan, onde implantaram um regime militar encabeçado pelo ditador Chiang Kai-shek, que determinou um período pós-guerra bastante turbulento, marcado por perseguições e execuções contra críticos do governo e ausência de liberdade de expressão.

Esse cenário perdurou durante a Guerra Fria, com apoio do bloco liberal protagonizado pelos Estados Unidos, até seu fim. Com o fim do mundo bipolar, com as políticas de democratização e o surgimento dos tigres asiáticos, o cenário começou a mudar e vieram à tona as políticas de democratização e consideração dos direitos humanos. As relações econômicas e diplomáticas com os Estados Unidos foram mantidas e perduram até hoje, o que define fortemente o perfil de Taiwan desde suas origens.

Hoje, com todas as reformas liberais realizadas, tanto em sentido econômico como social, o cenário vem sendo alterado e cada vez mais “liberalizado”; ou seja, em Taiwan, as políticas econômicas neoliberais são, cada vez mais, intensificadas devido à integração do país aos Tigres Asiáticos e a democracia liberal é, cada vez mais, incentivada.

Um exemplo de aversão ao seu passado e de busca e valorização da democracia se deu no final do ano passado, quando o governo vigente, com aprovação dos poderes legislativo e executivo, resolveu remover todos os monumentos e símbolos que homenageavam o ditador. Outro exemplo, bastante característico da contemporaneidade, foi a eleição, pela primeira vez, de uma presidente mulher, Tsai Ing-wen, seguindo uma tendência global. Essa presidente, pertencente ao Partido Democrático Progressista, representa também um desafio à hegemonia do Kuomintang, que é o partido político que governou Taiwan por mais tempo ao longo de sua história.

 

Informações práticas sobre Taiwan

 

taiwan

 

É considerado um dos quatro tigres asiáticos, é a 26ª maior economia do mundo e contém uma alta indústria de tecnologia. O país é considerado “desenvolvido” em termos de IDH (apresenta um índice “muito elevado”) e é uma potência tecnológica, representando um papel importante no mercado internacional por produzir e exportar produtos de alto valor agregado e importar matéria-prima para desenvolvê-los. Uma outra característica marcante do país é a valorização da democracia liberal devido à necessidade de superação de seu passado autoritário, o que justifica o apoio que recebe de países das Nações Unidas e dos Estados Unidos, por exemplo.

Moeda: Novo dólar de Taiwan

Fuso Horário: UTC +8

Código Telefônico: 886

Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada

 

Visto de turismo para o Taiwan

 

taiwan
Taipé, a capital do país, possui grandes pontos turísticos

 

Os documentos necessários para viajar para Taiwan a turismo são os seguintes:

  • Passaporte com validade mínima de 06 meses;
  • 1 formulário preenchido eletronicamente e assinado, através da página oficial;
  • 2 fotos 3×4 recentes e iguais, COLORIDAS (uma delas deve estar colada no formulário);
  • Cópia do Imposto de Renda Completo com Recibo de Entrega;
  • Copia dos 03 últimos holerites + cópia da carteira profissional (para empregado);
  • 03 últimos pró-labores + cópia do contrato social e do cartão CNPJ (para empregador);
  • Printer da reserva;

 

Observações:

  • Cidadãos estrangeiros devem acrescentar RNE válido e consultar se podem solicitar visto através de terceiros ou somente pessoalmente;
  • Argentinos devem requerer o visto pessoalmente em São Paulo, com um prazo de sete dias úteis;
  • O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer (no máximo);

 

Visto de negócios ou estudo para Taiwan

 

taiwan
Trabalhar e estudar em Taiwan é cogitável para um brasileiro

 

Os documentos necessários para viajar para Taiwan a negócios são os mesmos que são requeridos a turismo, porém, neste caso, deve ser acrescentada a carta da empresa no Brasil e a carta de convite vinda da China. As observações que devem ser feitas também são as mesmas do visto de turismo.

Já no caso de viajar a Taiwan a estudos, os documentos necessários também são quase os mesmos que a turismo, mas deve-se acrescentar a carta de aceite da escola / instituição de Taiwan, acompanhada de carta emitida pelo Ministério da Educação em Taiwan. As observações a serem acrescentadas também são as mesmas do visto de turismo.

Interessados em estudar e/ou trabalhar na China também podem consultar artigos específicos que o blog da China Vistos tem sobre esses temas clicando, respectivamente, aqui e aqui.

 

Países isentos de visto para o Taiwan a turismo ou a negócios

Os cidadãos de alguns países são isentos de visto, por isso, caso você tenha alguma destas nacionalidades, não há a necessidade de requerer o visto.

Os países isentos de visto são: Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; Canadá; Chipre; Coreia do Sul; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estados Unidos da América; Estônia; França; Finlândia; Grécia; Holanda; Hungria; Irlanda; Islândia; Israel; Itália; Japão; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malásia; Malta; Mônaco; Noruega; Nova Zelândia; Polônia; Portugal; Reino Unido; República Tcheca; Romenia; Singapura; Suécia; Suíça; Vaticano

 

Embaixada e Consulados Brasileiro no Exterior

  • Escritório Comercial do Brasil em Taipei – Brazil Business Center
    Endereço: 5F, No. 197, Chung Shan, nº rd, sec 06, Shihlin – Tapei – Taiwan
    Telefone: (8862) 2835-7388
    Fax: (8862) 2835-7121
    E-mail: comunicacoes@braziltrade.org.tw ou bbcsecom@ms24.hinet.net

 

Embaixada e Consulados de Taiwan no Brasil

  • Escritório Econômico e Cultural de Taipei em Brasilia – DF
    Endereço: SHIS QI 09 Conjunto 16, Casa 23 – Lago Su1, Brasilia – DF, CEP: 71625-160
    Telefone: (0xx61) 3364-0224
    Fax: (0xx61) 3364-0234
    E-mail: eect@uol.com.br
    Site: http://www.taiwanembassy.org/BR

 

 

Não se esqueça que você pode sempre contar conosco, da China Vistos, para tirar seu visto, não só para Taiwan, mas para qualquer país! Solicite um orçamento e retire seu visto com comodidade e rapidez!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Rafael Queiroz

Fontes: Governo de Taiwan, G1, China Vistos, Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo

  • Olá meu nome é Luiz Storino e atualmente estou em Ho Chi Minh, no Vietnam liderando uma iniciativa comercial de uma empresa Canadense — que é o meu empregador e entre outros países da região eu estarei visitando clients em Taiwan.

    Como seu detentor de passaporte Brasileiro eu gostaria de saber como proceder para ter um visto de negócio de múltiplas entradas para poder visitar meus clientes e distribuidores em Taichung e Taipei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *