Canton Fair

Canton Fair: prepare-se bem para ela

Quem realiza negócios com a China ou mantém relações comerciais com o país, muito provavelmente já ouviu falar da Feira de Cantão, também conhecida pelo seu nome em inglês, Canton Fair. Sendo a maior feira de negócios multissetorial do mundo, ela impressiona não apenas por seus dados, mas também pelo seu tamanho real, e principalmente, pela quantidade enorme de oportunidades de negócio que ela oferece.

img_canton_fair

A Feira de Cantão pode representar um impacto considerável nas empresas, tanto dos empresários que negociam com a China há bastante tempo, e por isso já têm mais experiência no trato com os chineses, como nas empresas daqueles que estão iniciando suas relações comerciais com o país agora. Aumentar a rede de contatos; encontrar produtos diferentes e baratos, que podem virar novidade no Brasil; adquirir novas ideias. Estas são apenas algumas das vantagens que todo empresário brasileiro pode tirar da Canton Fair.

Pensando nisso, forneceremos agora as informações mais importantes sobre como se preparar para a Feira de Cantão. O que deve ser feito antes de sair do Brasil? Quanto tempo é necessário se preparar? Estas e outras perguntas são respondidas aqui. Este artigo, juntamente com os outros textos escritos anteriormente em nosso blog, compõem um guia completo sobre a Canton Fair. Comece a se preparar desde agora, e tenha uma ótima feira!

Preparação para a Canton Fair
Já explicamos anteriormente como tirar o maior proveito possível das Feiras de Negócios na China, discutindo o que deve ser feito e no que se deve pensar, quando já se está lá. Agora, analisaremos o preparo a ser realizado antes de ir para a Feira de Cantão, ainda no Brasil. São muitos os detalhes envolvidos nesse planejamento, e para não se esquecer de nenhum deles, é super importante ter assessoria e auxílio especializado na Canton Fair. Abaixo, seguem os principais.

1) Familiarize-se com a Canton Fair
Você está indo para a maior feira de negócios do mundo! Um evento que pode mudar os rumos da sua empresa. Mas essa possibilidade só vai existir se você conhecer bem Feira. Por isso, recolha o maior número possível de informação que você conseguir sobre ela. Para começar, você deve conhecer a História da Canton Fair, saber onde ela ocorre, e que tipos de produtos podem ser encontrados em cada uma de suas fases. E Para te ajudar, fornecemos todas essas informações aqui. Essas informações te ajudarão a calcular os gastos com o transporte até Feira, e te farão saber se o melhor pra você é visitar a primeira, a segunda ou a terceira fase do evento.

img_canton_fair2

A grandiosidade do local onde ocorre a Feira de Cantão. Mais de um milhão de metros quadrados

Mas além de recolher o maior número possível de informações sobre a Feira de Cantão, também é extremamente importante conhecer o local onde ela ocorre. Lá, você vai encontrar mais de 20.000 vendedores trabalhando em mais de 60.000 estandes, querendo exportar para quase 200.000 compradores estrangeiros. Tudo isso espalhado em uma área de mais de um milhão de metros quadrados. Graças a toda essa grandiosidade, pode ficar difícil para você encontrar o que procura, e fácil de se perder. Por isso, mesmo antes de chegar lá, veja e reveja o mapa da Feira de Cantão, para que você já possa ir se acostumando com o lugar bem cedo, e não perder tanto tempo lá, andando de um lugar para outro à toa.

Por fim, graças ao tamanho da Canton Fair, e à repercussão que ela gera no mundo dos negócios e na mídia, muitos mitos foram sendo criados sobre ela ao longo dos anos. Alguns deles dizem respeito à rapidez com que as transações comerciais são realizadas durante a Feira; outros se relacionam à qualidade do evento; outros mitos, ainda, giram em torno dos fornecedores chineses presentes na Feira. Alguns desses mitos são verdade, e outros não. Por isso, é muito importante conhecer as verdades e as inverdades da Feira de Cantão antes de tomar sua decisão.

2) Passagem de avião e visto para a China
Depois que você já descobriu em qual das fases da Canton Fair você tem mais chances de encontrar os produtos que procura, e portanto já sabe os dias em que vai visitar a Feira, é hora de comprar sua passagem de avião, e checar a documentação necessária para tirar seu visto chinês.

Caso você opte por fazer todos os trâmites sozinho, você vai precisar entrar em contato com a Embaixada da China em Brasília, com o Consulado da China em São Paulo, com o Consulado da China no Rio de Janeiro, ou com o Consulado da China em Recife (ainda sem website no momento da publicação deste artigo), dependendo da localização que seja mais conveniente para você.

“Mas e se eu moro longe de todas essas cidades e tirar o visto fica muito trabalhoso pra mim”? Bem, tanto nestes casos, como nos casos das pessoas que vivem perto dessas cidades, uma ótima opção é contratar empresas pra fazer todo o trabalho por você. Sim, existem empresas que vão até a Embaixada ou o consulado para tirar o visto no seu lugar, e também empresas que te dão assessoria completa no planejamento de sua viagem à China, te poupando de todo o trabalho de locomoção e tempo na fila.

3) Que produtos podem ser encontrados na Feira de Cantão?
Como mencionado acima, a Canton Fair possui três fases. Isso porque a quantidade de produtos expostas é tão grande, que mesmo uma área de mais de um milhão de metros quadrados não consegue comportar todos os produtos de uma só vez. Assim, para organizar melhor a distribuição de tudo o que é exposto na Feira, cada fase foca em categorias diferentes de produtos.
img_canton_fair4

Um dos pavilhões da Canton Fair, com diversos produtos pertencentes à mesma categoria

Com uma variedade tão enorme de produtos tão diferentes um do outro, a probabilidade de você encontrar o que procura é bem grande! Às vezes, porém, o que ocorre é que o importador encontra um produto muito similar, mas não exatamente o que está buscando. E o que é ainda mais raro, é não encontrar o produto mesmo. Mesmo nesses casos, a visita à Canton Fair jamais será improdutiva ou inútil. Isso porque existem empresas especializadas que buscam fornecedores em toda a China, aumentando muito suas chances de encontrar o que realmente procura, não importando a qual categoria esse produto pertença.

Tempo de planejamento para a Feira de Cantão
logo_canton_fairOK. Mas quanto tempo é necessário para pensar em tudo isso? Bem, não é todo dia que se vai a China, e muito menos com objetivos tão pontuais, de encontrar produtos específicos. Assim, o tempo ideal de planejamento para uma visita à Canton Fair é de um a dois meses. Caso a pessoa tenha decidido ir de última hora, também é possível, dependendo de quantos dias ainda restarem até a Feira. Mas o ideal, para se fazer tudo com tranquilidade e segurança, é começar a planejar naquele período de um ou dois meses antes mesmo.

Por isso, contate a empresa que vai te levar à Feira com antecedência! Quanto mais cedo você entrar em contato com ela, mais tempo haverá para tirar todas as suas dúvidas, para você conhecer bem as melhores dicas para fechar negócio com os chineses, e para fazer tudo com calma.

Para escolher qual a melhor fase da Feira a ser visitada, o tempo gasto pode variar desde algumas horas até vários dias, dependendo da categoria do produto. Os produtos que se enquadram facilmente em uma categoria específica são muito mais fáceis. Mas os que não podem ser enquadrados em uma categoria concreta, ou os que podem ser classificados de acordo com várias categorias diferentes, geralmente demandam mais tempo de pesquisa.
img_canton_fair5
O tempo necessário para se familiarizar com a cultura de negócios na China e com a própria Canton Fair varia muito do interesse e da dedicação de cada importador. Alguns se contentam em apenas dar uma olhada rápida nos manuais mais básicos. Outros, mais focados e conscientes das grandes diferenças culturais entre o Ocidente e o Oriente, investem mais tempo aumentando seu conhecimento sobre o mundo dos negócios na Ásia e na China. O ideal é que esse preparo seja feito durante todo o tempo em que se planeja a visita à Feira de Cantão, não importando quão curto ou longo seja esse tempo. Afinal, quanto mais você conhecer a cultura deles, mais chances terá de fechar negócios bons com eles, mesmo que também existam similaridades na forma de fazer negócio nas duas culturas.
Já o tempo para o visto é mais concreto. Geralmente, as autoridades chinesas o liberam quatro dias úteis após a entrega de todos os documentos requeridos. Caso haja a necessidade de retirá-lo mais rápido, existe a opção de se pagar uma taxa para retirá-lo no dia seguinte após a entrega dos documentos. Caso a pessoa tenha optado por contratar empresas especializadas, elas também podem auxiliar na hora de adquirir todos os documentos e preenchê-los da maneira correta.

Considerações finais sobre a Canton Fair
Procuramos, aqui, fornecer as informações mais úteis na hora de se preparar para visitar a Feira de Cantão. Focamos na fase inicial do processo de preparação, no que deve ser considerado logo após a decisão de ir para a Feira ser tomada.
img_canton_fair6
Exemplo de mapa da Feira de Cantão, exibindo a terceira fase
Quando se chega na Feira, entretanto, mais informações serão necessárias. Buscamos fornecer a maior parte dessas informações nos links que podem ser encontrados ao longo de todo o texto. Recomendamos fortemente a leitura desses outros textos e a visita aos websites indicados aqui, para uma assessoria completa e para que se complemente o conhecimento sobre a Canton Fair.

Agora que você já sabe as principais informações para planejar sua viagem à China, aprenda 8 maneiras de melhorar sua Feira de Cantão, quando você já estiver lá. Não deixe, também, de visitar o site oficial da Canton Fair em inglês, ou em português, caso prefira. Boa Feira a todos!

 

Por Gabriel Condi, diretamente de Presidente Prudente, SP, Brasil
Fontes: China Link Trading, Embaixada da China no Brasil, China Vistos