A 122ª Edição da Canton Fair, também conhecida como Feira de Cantão, acontece no próximo mês de outubro, e você não pode ficar de fora. Conhecida como a maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair é uma oportunidade única para encontrar fornecedores chineses da sua área de negócio, conhecer as novidades do mercado e alavancar seu negócio.

 

canton fair

 

A Canton Fair possui duas edições anuais: a Edição de Primavera, durante o primeiro semestre do ano, e a Edição de Outono, no segundo semestre. Em 2017, a 121ª Edição – de Primavera – aconteceu nos meses de abril e maio. A 122ª Edição – a de Outono – ocorrerá nos meses de outubro e novembro.

A Feira, que ocorre na cidade de Guangzhou, na China, acontece em um espaço de mais de 1 milhão de m², possui 25.000 exposições com os melhores fornecedores nacionais e internacionais, recebe mais de 180.000 compradores estrangeiros e um volume financeiro de mais de 27 bilhões de dólares!

 

Canton Fair: a história

A Feira de Cantão, que surgiu em 1957, na cidade chinesa de Guangzhou, é uma co-organização do Ministério do Comércio da República Popular da China, do Governo Popular da Província de Guangdong e do Centro de Comércio Exterior da China. Nos anos iniciais da Feira, os visitantes eram provenientes, basicamente, de poucos países asiáticos e os produtos exibidos concentravam-se no setor agrícola, pois a criação da Canton Fair é anterior ao auge da indústria chinesa.

Com o grande crescimento da Feira através dos anos, o evento passou a ocorrer, então, a partir de 1959, no Qiyi Road Exhibition Hall, onde permaneceu até 1974. Em 1974 a Feira de Cantão passou a acontecer no Centro de Exposição Liuhua, que teve que ser expandido concomitantemente com o crescimento da Feira, porque já não comportava a quantidade de expositores e visitantes. Foi ainda na década de 70 que a expansão da Feira alcançou um novo patamar, impulsionada, principalmente, pelas mudanças geradas pelas reformas econômicas de Deng Xiaoping.

 

canton fair
Primeira edição da Canton Fair, em 1957

 

Na década de 80, com o ressurgimento da iniciativa privada no país e sua abertura ao investimento estrangeiro, a Feira cresceu ainda mais. Foram, portanto, fatores essenciais para a expansão da Canton Fair a privatização de empresas antes estatais, o relaxamento no controle dos preços e a redução do protecionismo exercido pelo Estado chinês. Após tais mudanças no panorama da China, o progresso da Feira de Cantão não parou mais! Em 1993, o número de expositores mais que dobrou em relação ao primeiro ano da Feira, e, em 1997, o volume financeiro comercializado já excedia os 10 bilhões de dólares.

 

Canton Fair
Exibição industrial na Primeira Edição da Canton Fair, em 1957

 

As mudanças conjunturais continuaram influenciando a história da Feira. No ano de 2001, com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) e sua economia alcançando o nível de segunda maior economia mundial, o comércio do país foi alavancado, e, com ele, também a Feira de Cantão. Em 2006, houve uma mudança no nome oficial da Feira: antes chamava-se “Feira de Exportação de Commodities da China” e desde então é denominada “Feira de Importação e Exportação da China”. Em 2009, com a necessidade eminente de expansão devido ao grande número de exibidores, a Canton Fair passou a ocorrer em três fases e mudou-se para o Complexo Pazhou.

Como antes, a Feira de Cantão continua adaptando-se à conjuntura atual da China e do mundo, garantindo seu sucesso. Seus organizadores estabelecem entre os principais objetivos a promoção de uma visão globalizada nos negócios e a orientação de mercado. Para tanto, a Feira procura investir em medidas que fomentem o networking, a negociação, a exibição e promoção de mercadorias e a comunicação entre os participantes envolvidos.

 

Organização da Feira de Cantão

Devido ao grande contingente de expositores e visitantes que a Canton Fair recebe a cada edição, a partir de 2009, a Feira passou a ser dividida em três fases; cada uma delas reune grupos de segmentos de produtos distintos. As duas edições anuais da Feira de Cantão duram 15 dias cada e são divididas em três fases, com cinco dias cada uma dessas fases. É muito importante conhecer as fases da Feira para saber qual delas apresenta produtos e fornecedores da sua área de atuação.

 

Primeira fase

 

canton fair
Primeira fase da 121ª Edição da Canton Fair, em 2017

 

A primera fase da Canton Fair apresenta produtos nas seguintes categorias: Eletrônicos e Eletrodomésticos; Máquinas; Hardware; Ferramentas; Equipamentos de Iluminação; Veículos e Peças de Reposição; Materiais de Construção; Produtos Químicos; Recursos Energéticos; etc. Dentro destas categorias, você pode encontrar produtos como máquinas agrícolas, televisões, celulares, refrigeradores, lâmpadas, computadores, sensores, ferramentas, bicicletas, recursos energéticos, etc.

 

Segunda fase

 

canton fair

 

A segunda fase da Feira de Cantão apresenta produtos em categorias como: Bens de Consumo; Presentes; Decoração; etc. Nessas categorias são exibidos produtos como utensílios de cozinha, decoração de casa, decoração de festas, brinquedos, cosméticos, acessórios, produtos para animais domésticos, etc.

 

Terceira fase

 

canton fair

 

A terceira fase da Feira é focada nas seguintes categorias: Têxteis e Vestuário; Bolsas; Sapatos; Cases; Materiais para Escritório; Produtos de Recreação; Medicamentos; Dispositivos Médicos e Produtos de Saúde; Alimentos; etc. São exemplos de produtos que você pode encontrar na terceira fase roupas no geral, acessórios, tapetes, cobertores, calçados esportivos, cases de couro, bolas, skates, canetas, tesouras, utensílios de pesca, bebidas, instrumentos cirúrgicos, embalagens alimentícias, produtos agrícolas, etc.

 

Feira de Cantão 2017

Em 2017, a 121ª Edição, ou seja, a Edição de Primavera da Canton Fair, aconteceu entre 15 de Abril e 5 de Maio. Nessa edição foram 60.219 estandes, 24.718 exibidores, 196.490 compradores estrangeiros, 30.02 bilhões de dólares de volume financeiro e uma área de 1.180.000m². No entanto, os organizadores pretende superar esses números na 122ª Edição (Edição de Outono de 2017), cujas datas são:

 

Fase 1: 15 a 19 de Outubro de 2017

Fase 2: 23 a 27 de Outubro de 2017

Fase 3: 31 de Outubro a 04 de Novembro de 2017

 

canton fair
Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China

A Feira de Cantão acontece na cidade de Guangzhou, a capital da província de Guangdong, no sul da China. A sede da Feira é o Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China, desde 2009, e fica localizado no seguinte endereço:

 

Complexo Pazhou – Feira de Importação e Exportação da China
Endereço: Rua Yuejiang Zhong, número 380,Guangzhou, China

 

E aí, se interessou pela Canton Fair? Quer visitar e impulsionar seus negócios? Nós podemos te ajudar!

 

canton fair

 

Em parceria com a China Link Trading, temos pacotes exclusivos para a Canton Fair que incluem assessoria, consultoria, suporte, acompanhamento durante a Feira, passagens, hotel e condições diferenciadas para a obtenção do visto chinês.

Gostaria de mais informações? Entre em contato com nossa empresa através do nosso Fale Conosco, do nosso Facebook, ou através de nossos telefones: (11) 4752-2640 ou (11) 9 9669-4098.

 

Fontes: China Link Trading