As leis de um país determinam a maneira como aquela população deve viver. Sendo assim, a lei é um tipo de manifestação cultural, pois através dela é possível refletir sobre os costumes daquele povo. As leis refletem, principalmente, qual a abordagem daquele povo para temas delicados como leis criminais. Através dessa observação é possível notar algumas leis que fogem do usual e chama atenção pela excentricidade. Neste post você vai conhecer as leis mais estranhas espalhadas pelo mundo e, com isso, entender um pouco mais da cultura de diversos países.

Why you could be ARRESTED if you shake the dust off your doormat ...
Não faça isso na Inglaterra após as 8 horas da manhã!

1. Calça rosa 

Na Austrália, é proibido sair em locais públicos vestindo uma calça rosa aos domingos, após a meia noite.

2. Trocar lâmpadas

Mais uma lei estranha da Austrália, mas que faz mais sentido que a anterior. No país, apenas eletricistas certificados têm a permissão de trocar uma lâmpada. Caso isso seja desrespeitado, você será multado.

3. Beijo nas estações de trem

Beijos são proibidos nas estações de trem da Inglaterra, lei que é enfatizada por diversas placas. A preocupação é de que tais despedidas provoquem atrasos nos trens, o que demonstra a grande preocupação dos ingleses pela pontualidade.

13 Strange Laws from Around the World That Confuse Tourists

4. Limpar tapetes 

Também na Inglaterra, a limpeza de tapetes nas ruas é proibida! Se desejar fazê-lo, aconselha-se que limpe os tapetes até às 8 horas da manhã.

5. Alimentar pombos

Quem já visitou a Itália sabe que a quantidade de pombos é realmente um problema em grandes pontos turísticos como o Duomo de Milão e a Catedral de Siena. Pensando nisso, em 2008 o governo italiano proibiu a alimentação dos pombos na famosa Praça São Marcos, em Veneza, onde os pombos literalmente roubavam a cena.

San Marco pigeons (2006-05-580) | Piazza San Marco, often kn… | Flickr
Imagem da Praça São Marcos (Piazza San Marco), em Veneza.

Além da preocupação pela manutenção de seus monumentos de grande importância histórica, existe a preocupação da disseminação de doenças transmitidas pelas aves, uma vez que são locais de grande circulação turística.

6. Sapatos barulhentos

Na Ilha de Capri, também na Itália, é proibido vestir sapatos de madeira barulhentos.

7. Chiclete

O chiclete foi banido na Singapura no ano de 1992. A justificativa foi os riscos à saúde e os danos ao meio ambiente. Esta lei demonstra a preocupação de Singapura com a produção de lixo que, no caso do chiclete, demora muitos anos para se decompor e acaba acumulando-se.

8. Valorizando a música nacional

No Canadá, uma lei determina que 35% do conteúdo transmitido nas rádios do país devem ser de artistas canadenses. Tal determinação é prova da importância da valorização da cultura nacional para o país. Veja alguns exemplos de artistas canadenses: Justin Bieber, Avril Lavigne, Shania Twain e os integrantes da banda City and Colour.

Приложения в Google Play – Radio Canada - Internet Radio App

9. Contra a obesidade

Numa tentativa de melhorar a saúde de seus habitantes, o Japão decidiu em 2008 implementar um regra de tamanho anual para a cintura dos japoneses entre 40 e 74 anos. O objetivo é lutar contra a obesidade e suas complicações entre sua população idosa.

10. Ainda contra a obesidade

No estado de Kerala, na Índia, foi implementado em 2016 um imposto sob as comidas mais gordurosas como hambúrgueres e pizzas.

11. Fazer trilha sem roupa

É proibido por lei na Suíça. A decisão veio após um alemão e um suíço terem realizado o fato, há uma década atrás. É enfatizado pela política que as leis de indecência pública continuam válidas mesmo na floresta.

Hiking The PCT, Week 9, Northbound To Mile 789 – TrekSnappy

12. Vestir armadura

A visita ao parlamento britânico é proibida caso você esteja vestindo uma armadura. Os ingleses poderiam ter revogado à lei que data da Idade Média, mas até hoje isso não ocorreu e ela continua válida.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *