Entre as diversas manifestações culturais chinesas, se destaca o delicado teatro de sombras. Este espetáculo encantou estrangeiros e chineses durante toda a história desta antiga civilização. Até hoje, o teatro de sombras transmite histórias que entretêm todos os povos e gerações. O teatro de sombras pode ser realizado em praticamente qualquer lugar onde se possa estender uma tela e uma luz para formar as sombras, o que auxilia a disseminação da prática.

Chinese Shadow Puppet Show (With images) | Shadow puppets, Shadow ...

História por trás dessa arte

O teatro de sombras é considerado Patrimônio Cultural Intangível do Mundo, tamanha sua relevância na história chinesa. Esta arte nasceu durante a dinastia Han, há mais de 2 mil anos e e desenvolveu e se aperfeiçoou nas dinastias Tang e Song.

 

A manipulação da sombra para o espetáculo exige que os atores tenham precisão e sincronia em seus movimentos e falas, o que exige ensaio, talento e dedicação.

 

Personagens

Todos os personagens que participam do teatro de sombras são derivados de contos e mitos chineses, o que torna este espetáculo uma maneira de transmitir estas histórias através de gerações.

Atores

A movimentação deve ser minuciosamente ensaiada. Antes de subir aos palcos, os atores estudam dança e canto por cerca de 2 anos.

 

Fantoches

Os fantoches utilizados têm material que permite a passagem de luz e costumam ser fáceis de manipular. Com eles, é possível criar imagens e movimentos bastante realistas durante a peça.É possível encontrar na China apenas um especialista na confecção manual de fantoches para o teatro de sombras. Estes, de maior qualidade, podem durar até mais de um século. __Beng Zhong_______ foi nomeado como um notável da cultura popular chinesa e tem tem hoje 86 anos de idade.

Devido à sua aposentadoria, seu filho mais novo foi treinado para continuar a tradição da confecção de fantoches artesanais de couro translúcido.  Polir o couro e deixá-lo translúcido é um trabalho difícil, que é feito com uma lâmina.

 

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *