Sabemos que a nova era da robotização chegou no país mais populoso do mundo, mas o que fazem os robôs na China?
Já vimos em filmes hollywoodianos que robôs são capazes de coisas inimagináveis, mas até onde vai a ficção e onde começa a realidade? Hoje em dia podemos ver máquinas exercendo atividades para as quais antes era indispensável a presença do homem. Na China os robôs já estão exercendo atividades que nunca pensamos serem possíveis sem humanos para exercê-las. Confira abaixo as principais delas:
Médico Robô
Em um ambulatório de Anhui, uma província chinesa, foi implantado um robô com atributos de inteligência artificial que possui capacidades de diagnóstico de pacientes e ainda receita medicamentos para os problemas de saúde. Além disso, ele possui a capacidade de armazenar diagnósticos e receitas de outros médicos, para que possa usar para futuros casos semelhantes. O médico foi desenvolvido pela empresa chinesa IFlytek e possui uma fisionomia humanoide. Vale lembrar que mesmo com suas grandes capacidades, um médico humano deve confirmar os diagnósticos e receitas realizadas por esse robô. Mas seria esse o primeiro passo para que médicos robôs sejam uma realidade na futura medicina chinesa?
Robôs garçons
Em mais um exemplo surpreendente de robôs na China, agora essas máquinas estão “invadindo” os restaurantes. Em Shanghai, já é realidade a presença de garçons robôs levando as bandejas com os pedidos até as mesas dos clientes. Muitos registram a cena com fotos e vídeos para exibir em suas redes sociais.
Robô professor
As escolas chinesas estão inovando no processo de aprendizado de crianças em formação. A mais recente novidade é o robô professor, um professor não convencional para alunos de jardim de infância, capaz de cobrir matérias como contar histórias e resolver problemas. Ou seja, não se assuste se esses robôs na China avançarem e começarem a dar aula em níveis maiores de ensino.
Robô apresentador
A agência de notícias chinesa Xinhua mostrou um robô apresentador com inteligência artificial capaz de simular voz, expressões faciais e gestos de um apresentador humano. Esses robôs na China estão tornando-se queridos pelo público e a tendência de substituir apresentadores humanos só cresce.
Robô cozinheiro
A empresa de eletrônicos JD.com montou um restaurante com uma equipe de trabalho quase inteira de robôs. O restaurante se encontra em Tiajin, uma cidade no norte chinês. O nome do restaurante é “X Futuro” e os robôs cozinheiros são capazes de fazer 40 pratos diferentes. Essa empresa é conhecida por ser uma grande investidora em robôs na China.
Robôs fabricantes de robôs
A empresa ABB está com planos de construir uma fábrica onde robôs criarão outros robôs na China. O custo de implementação de toda a planta é de US$ 150 milhões, aproximadamente R$ 558 milhões e é bom pensarmos em uma Zion para o futuro.
Robôs dançarinos
Para uma maior surpresa, saiba que os robôs na China também sabem dançar e já dançaram mais de mil robôs em conjunto em Cantão. Cada robô tinha 47 cm e o fizeram em total sincronia, digno de uma marca no Guinness Book.
Também ficou surpreso com as coisas que os robôs na China fazem? Então corra para nossa empresa e conheça os primeiros passos para sua viagem ao país mais populoso do mundo.
A China Vistos agradece sua leitura! Visite nosso site e conheça nossos serviços.
Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!
Por Leonardo Souza Silveira
Fonte: ÉpocaNegocios; G1; EXAME; Tecnoblog; Bbc; Sputniknews; Geek; CuriosaMente; Saudeoral