Veja nesse artigo razões para o mercado tecnológico chinês ser destaque no cenário internacional e o que podemos aprender com ele!

 

mercado tecnologico chines 1

 

A China Vistos traz ao leitor um artigo que mostra algumas razões da ascensão chinesa na área tecnológica. Confira agora 7 razões que elevam os chineses na tecnologia:

  1. Classe média majoritária na população

Desde 2007, a classe média chinesa triplicou entre a população, devido ao boom econômico da China no início desse século. São considerados classe média aqueles que ganham pelo menos 10 mil dólares ao ano. Essa classe gastou aproximadamente 260 bilhões de dólares, dos quais parte considerável foi investida no mercado tecnológico chinês. Esses números representam a maior classe média do planeta e a classe média que mais gasta no mundo.

  1. Comércio Eletrônico Transfronteiriço

O número de usuários na China comprando produtos de fora do país aumentou consideravelmente e ultrapassou o comércio eletrônico nacional. Esse aumento deve-se à demanda de produtos eletrônicos de maior qualidade. Não há previsão para que esse mercado tecnológico deixe de aumentar e está previsto a marca de 140 bilhões de dólares em 2021. Portanto, fica a deixa ao empresário brasileiro que trabalha com produtos eletrônicos: o investimento no mercado tecnológico chinês.

  1. O “novo varejo”

É incontestável a liderança chinesa quando o assunto é comércio eletrônico. Só em 2017 houve uma movimentação de aproximadamente 1 trilhão de dólares, duas vezes maior que o número do comércio eletrônico estadunidense. Em grandes cidades chinesas como Pequim e Shangai, o número de compradores online aproxima-se de 90% das suas respectivas populações urbanas. E mesmo com esses grandes números, o mercado tecnológico chinês ainda é considerado um mercado em maturação.

Contudo, as potências do e-commerce não desvalorizam as lojas físicas. Esse fato pode ser notado pela grande AliBaba abrindo mais de 40 mercearias em mais de 10 cidades chinesas, assim como a JD.com. Esses gigantes do e-commerce notaram a importância de uma loja física e estão planejando abrir inúmeras lojas com o decorrer do tempo.

  1. Inclusão de cidades pequenas

Obviamente o mercado tecnológico chinês volta-se principalmente para as metrópoles; no entanto, esse mercado não exclui cidades de pequeno porte, e, inclusive, áreas rurais. Esse alcance é viável devido a penetração da internet e as plataformas de compras sociais. As compras online em áreas rurais possuem um número significativo e a previsão, segundo a Goldman Sachs, é desse número crescer cada vez mais até chegar em 70% de todos os compradores online dentro do território chinês.

5.WeChat

 

mercado tecnologico chines 1

 

O WeChat, um aplicativo e plataforma online com diversas finalidades, é um dos grandes responsáveis pela última razão mostrada anteriormente. Há uma grande previsão com o número de usuários dos miniprogramas do Wechat até o final de 2018, miniprogramas que contêm recursos exclusivos e possuem uma plataforma social que também concede compras rápidas pelo WeChatPay.

  1. Anunciante digital

Embora os produtos sejam muito diferentes, o Baidu e o Alibaba compartilham uma semelhança importante: ambos geram receita significativa com a publicidade digital. E enquanto você pode pensar que o Baidu faz mais receita de publicidade (dada a nossa experiência com o domínio do Google no mercado de publicidade dos EUA), você ficaria surpreso ao ouvir que o número um anunciante digital na China é ninguém menos que o Alibaba.

OAlibaba impediu o Baidu de indexar seu conteúdo de compras e manteve esse serviço proprietário no próprio serviço de busca do Alibaba, monetizou esse tráfego em si. Compare isso com o Google, que captura mais de 75% de toda a receita de anúncios de pesquisa de varejo.

  1. Pagamentos móveis

Uma das fórmulas do sucesso do mercado tecnológico chinês é ignorar as “eras” e hábitos tradicionais e pular para a melhor opção disponível presente no momento. Seguindo essa linha, a China está ultrapassando os cartões de crédito como forma de pagamento e “pulando” para pagamentos móveis como o Alipay e o WeChatPay. Esse mercado já movimentou dentro da China uma quantia de 16 trilhões de dólares. Portanto, fica claro que a visão do mercado tecnológico chinês é demasiada desenvolvida.

Também ficou fascinado com esses fatos sobre o mercado tecnológico chinês? Então corra para nossa empresa e conheça os primeiros passos para sua viagem para o país mais populoso do mundo.

A China Vistos agradece sua leitura! Não deixe de visitar nosso site e conhecer nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fonte: medium.com; Livemint.com; Bloomberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *