A China Vistos traz até você alguns dos sites mais populares entre os chineses. O FireWall que impede que os cidadãos chineses acessem inúmeros sites e apps faz com que eles busquem outros sites para substituir sites populares no mundo inteiro, tais como o Facebook e Youtube. Alguns dos sites a serem mostrados são tão populares no país que agora já possuem traduções para alcançar públicos além da China.

 

Sites mais populares 1

 

Sites mais populares na China

 

BAIDU (bǎi dù)

 

Sites mais populares 2

 

Se aqui no Brasil nós “damos um Google” para saber algo pela internet, na China eles “dão um Baidu”. Baidu é o site de pesquisa mais popular entre os chineses e até o design e padrão de funcionamento se assemelha ao Google. Além de ser uma ferramenta de pesquisa, o Baidu também serve para download de arquivos de mídia como músicas e videos.

 

BING (bìyìng)

 

Sites mais populares 3

 

Um dos sites mais populares na China é bem conhecido no resto mundo, o Bing. Mesmo com um design mais simplista que no Ocidente, o Bing consegue fornecer seus serviços de maneira eficiente. Atrelado ao Bing “chinês” há um serviço de tradução para melhor atender a estrangeiros dentro do território chinês.

 

QQ (tng xùn wǎng)

 

Sites mais populares 4

 

O próximo dos sites mais populares na China é um “substituto” para sites e plataformas de mensagens instantâneas, como o Messenger do Facebook e entre outros inúmeros aqui no Ocidente. O QQ é muito completo assim como outros serviços; isso inclui notícias, e-mails e posts iguais aos do Facebook e jogos online. Em suma, o QQ não fica muito atrás dos sites mais usados aqui no Ocidente.

 

Weibo (wēi bó)

 

Sites mais populares 5

 

Poderíamos afirmar que o Weibo é a versão chinesa do Twitter. Há o mesmo mecanismo de “following” no Weibo e das mini-publicações com limites de caracteres. Celebridades chinesas são usuários muito ativos no Weibo e o site possui a versão site e app, assim como o Twitter.

 

Zhihu (zhī hū)

 

Sites mais populares 6

 

A tradução de Zhihu para o português seria “você sabia?”, esse site pode se assemelhar ao Yahoo!, um site que faz perguntas específicas para pessoas mais especializadas responderem.

 

Sina (xīn làng wǎng)

 

Sites mais populares 7

 

Sina é o mais formal entre os sites mais populares com serviços de notícias. O Sina é um excelente site para turistas acessarem quando quiserem informações do país.

 

NetEase (wǎng yì)

A NetWase é um dos sites mais populares na China, mas seu uso caiu muito desde a criação de Weibo, pois era um site semelhante, mas com um mecanismo mais semelhante ao blog.

 

Taobao (táo bǎo wǎng)

Se você acha que o site de compras mais usado na China é o AliExpress, achou errado. Um dos países mais consumistas do planeta utiliza o Taobao como plataforma de compra online. Nesse site você consegue achar qualquer coisa que você precisar ou não precisar, além de encontrar o produto com um preço baixo e com um serviço de entrega eficiente e ágil. Outros mercados online, como a própria Amazon e AliExpress, não conseguem competir com os números de compras do Taobao.

 

JD (jīng dōng)

Apesar de o Taobao ser o site mais usado quando falamos de compras online, quando o chinês procura comprar comidas frescas como vegetais, carnes e frutos do mar; eles geralmente procuram no site JD.

 

Youku (yōu kù)

Dentre todos esses sites, qual deles “substitui” o Youtube? A resposta é bem similar: o Youku. Esse site, além de fornecer todos os tipos de vídeos que a internet chinesa pode gerar, pode ser um usado como um serviço de streaming.

 

Biliblil(bì li bì li)

Esse site também é um site de mídia, portanto, focado no fornecimento de animações e animes para os chineses.

 

QQVideo (téng xùn shì pín)

Derivado do site QQ, o QQvideo vale a menção pois é um site tão usado quanto o QQ. Ao contrário do BiliBlil e o Youku, o QQvideo é focado no serviço de streaming de filmes, séries, programas de tv, documentários e animações.

 

Small Shrimp Music (xiā mǐ yīn yuè)

Se você vai para a China e quer ouvir uma música ocidental para recordar ou para mostrar aos novos amigos chineses., entre no Small Shrimp Music e encontre um grande acervo de música de todo o mundo.

Também ficou curioso com relação aos sites mais populares na China? Saiba que você pode acessar cada um deles clicando no nome do site em cada tópico. Quer saber mais sobre a China? Acompanhe o blog, visite nosso site e conheça nossos serviços.

 

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fonte: Writtenchinese; SmallShrimp; QQ; Sina; Bing; Weibo; Baidu; Zhihu; Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *