A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos no mandarim é a dificuldade em aprendê-lo, não é mesmo? Mas você já parou para pensar nas vantagens e benefícios de dominar essa língua? Conheça agora algumas vantagens que o estudando, o profissional, ou, até mesmo, o viajante possuem ao aprender tal idioma!

 

MANDARIM

 

Você sabia que o mandarim é a língua mais falada do planeta? Engana-se quem pensa que o idioma é falado apenas na China, pois é também utilizado em Taiwan, Singapura e Hong Kong. Entretanto, dentro e fora do território chinês, a língua possui variações em dialetos, os quais, por sua vez, possuem características únicas.

 

MANDARIM
Caracteres mostrando alguns números na escrita mandarim.

 

Na China, o idioma foi reconhecido como língua oficial apenas em 1956, e, mesmo que seja majoritário no país, há regiões em que não se fala o mandarim, como, por exemplo, no Tibete (onde se fala o tibetano).

Estipula-se que o idioma contenha 80 mil caracteres, além de inúmeras variações na região asiática. “Mandarim” é um termo inventado, ou interpretado, pelos portugueses na época da exploração da Ásia pelos europeus.

 

Razões para aprender o mandarim

Devido ao grande número de falantes da língua e à ancensão da China no contexto internacional, é notável a importância de aprender a língua oficial chinesa, pois, certamente, é muito útil e motivo de diferenciação no futuro mercado de trabalho. Além disso, caso você tenha interesse em conhecer a China de perto, dominar o idioma é um agente facilitador na hora de circular pelo país.

 

Razões para aprender o idioma como estudante

 

MANDARIM

 

Se você se desanima ao pensar em estudar tal língua, saiba que estudar mandarim pode lhe abrir possibilidades e oportunidades de intercâmbios subsidiados parcialmente ou até integralmente pagos por universidades chinesas ou pelo governo chinês. Lembre-se que, ao usufruir dessas oportunidades, o auxílio não apenas vale para seus estudos no gigante asiático, como também estende-se à hora de visitar pontos turísticos.

Além disso, a aproximação cultural com a China, atualmente uma das maiores parceiras comerciais do Brasil e também dona de uma das culturas mais antigas e ricas do planeta, é um bônus que agrega muito ao viajante – não só profissionalmente, como pessoalmente.

 

Razões para aprender o idioma para o mercado de trabalho

 

MANDARIM

 

Quanto ao mercado de trabalho, engana-se quem acha que o mandarim será apenas útil para quem trabalhar na área de relações internacionais, comércio exterior, direito internacional, moda, etc. Por ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil, existem, cada vez mais, mais oportunidades relacionadas ao país, em todos os âmbitos e setores, as quais requisitam o domínio do idioma. No entanto, embora em muitas ocasiões não haja a obrigatoriedade em dominar o mandarim, dominá-lo será, certamente, um diferencial em seu currículo e um fator benéfico na hora da contratação. A segunda maior economia do mundo valoriza aquelas empresas e corporações que possuem profisisonais dominantes do mandarim; logo, tal profissional será ainda mais valorizado dentro de sua empresa. Além disso, caso você tenha o interesse ou a intenção em mudar-se para a China, é essencial aprender o mandarim, uma vez que o inglês é ainda pouco falado na China (existe predominantemente nas grandes metrópoles).

 

Outras vantagens de aprender o mandarim

 

MANDARIM

 

Além dessas grandes vantagens, aprender mandarim é fascinante, pois é um exercício ao cérebro humano que as línguas ocidentais não lhe oferecerão. Desde os símbolos até as entonações de acentos, aprender mandarim é algo único que te agrega na saúde mental, domínio de linguagem e memória. A singularidade dessa língua deve-se a parte escrita e a fonética única.

 

Aprendendo mandarim online

 

MANDARIM

 

Interessou-se em aprender esse idioma fascinante? Conheça então alguns sites nos quais você pode aprender o mandarim online:

 

E aí, o que achou das vantagens de aprender o mandarim? Caso aprenda esta língua e se interesse em conhecer a China pessoalmente, saiba que com a ajuda da China Vistos tudo ficará mais fácil. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Seda Intercâmbios; My Target Idiomas; Wikipedia; Pula Muralha; Agenda lx; China Link Trading; Globo.com; Global Marketing Labo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *