Hoje falaremos mais uma vez sobre culinária chinesa. Sabe aqueles pauzinhos orientais que são usados para comer? Não só na China, mas também no Japão e em outros países asiáticos em geral? Pois então; na China, em mandarim, eles são chamados de Kuàizi 筷子.

 

kuaizi
Kuàizi: os pauzinhos chineses

 

Kuàizi: a nomenclatura chinesa

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o carácter 筷 significa “objetos de bambu para comer rapidamente”. Sendo originários da China antiga, foram, no entanto, profusamente utilizados em todo o leste asiático.

 

Caracteres do Kuàizi

 

Você provavelmente os conhece como “Hashi” ou simplesmente “pauzinhos”, pois, devido à influência do Japão na nossa cultura a denominação trazida pelos japoneses é mais comum por aqui. Hoje abordaremos o tema a partir da nomenclatura chinesa e aprenderemos como utilizar os Kuàizi corretamente.

 

História dos Kuàizi

 

Kuàizi são um par de varas longas e finas do mesmo tamanho, feitos de bambu, plástico, madeira ou aço inoxidável. Mas também existem os de ouro, prata, porcelana (lindos, mas super difíceis de manusear), marfim e jade. Alguns são artesanais, com pinturas chinesas ou caligrafias nas pontas superiores ou mesmo entalhados por artesãos habilidosos (ou máquinas modernas, nos dias atuais).

Sua origem na China vem da dinastia Shang (1570-1045 aC). Os primeiros ‘kuàzi’ foram usados para cozinhar, ajudando a mergulhar pedaços de carne ou legumes em grandes panelas de água fervente, mas ainda não eram tidos como utensílios de cozinha. O povo chinês começou a usá-los com esse fim durante a Dinastia Han.

Em tempos antigos, os kuàizi de prata eram comuns para testar se a comida estava envenenada, porque substâncias tóxicas fariam a prata ficar preta.

Como a cultura chinesa se espalhou por toda a Ásia, os kuàizi foram introduzidos nos países vizinhos através de influência cultural de imigrantes chineses, e se tornaram os ‘talheres’ oficiais dos asiáticos (apesar de cada país ou região ter suas variantes de formato material e nome para o utensílio).

O canal Pula Muralha do Youtube tem um vídeo que mostra muito bem as diferenças entre os kuàizi de diferentes países:

 

 

Curiosidade interessante:

Os chineses usam em média 45 bilhões de kuàizi por ano. Para isso, 20 milhões de árvores de 20 anos de idade são cortadas todos os anos para produzi-los.A China é o maior importador de madeiras do mundo; com a mudança para Kuaizi  筷子 (palitinhos) reutilizáveis os chineses podem dar um grande presente à natureza.

 

Como usar os Kuàizi?

 

Como usar os Kuàizi

  1. Apoie o Kuàizi inferior sobre o dedo médio e a base do polegar (alguns podem preferir apoiá-lo sobre o dedo anelar levando-o à base do polegar) – o Kuàizi inferior deve permanecer estático e, por isso, deve ser segurado com firmeza
  2. Pegue o Kuàizi superior usando as pontas dos dedos indicador e polegar (se estiver apoiando o inferior sobre o dedo anelar, você pode usar os dedos indicador e médio para manusear o superior)
  3. Abra os Kuàizi
  4. Envolva a comida entre os dois
  5. Feche os Kuàizi
  6. Leve-os à boca
  7. Aproveite sua comida chinesa!

 

O Pula Muralha também tem um vídeo bastante ilustrativo sobre como usar os Kuàizi. Confira:

 

 

Você pode praticar o movimento de abrir e fechar os pauzinhos repetidamente até pegar o jeito. Também é importante enfatizar que alguns comparam o gesto de pegar os Kuàizi com a posição pela qual seguramos canetas e lápis. Não é difícil. Basta praticar.

E não se esqueça de usar as regras de etiqueta chinesas quando for usar seus Kuàizi!

 

Gostou de entender melhor os Kuàizi e de aprender a usá-los? Então vá usá-los na China e coma diretamente no Gigante Asiático! Você pode com a ajuda da China Vistos! Basta entrar em contato e conhecer nossos serviços!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Rafael Queiroz Alves

Fontes: Wikihow, Youtube, China na Minha Vida, J Coutinho Mai Mai, Pula Muralha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *