A China Vistos, além de falar sobre cultura e proporcionar demais notícias sobre a China, sempre apresenta os mais variados pontos turísticos chineses para você, leitor. De província em província, e de cidade em cidade, você, amante do Gigante Asiático que nos acompanha, deve estar ciente que ainda tem muito para descobrir. Hoje vamos falar sobre o maior ponto turístico da província de Hubei: a Torre da Garça Amarela.

 

torre da garça amarela

 

Sobre a Torre da Garça Amarela

Também chamada de “Torre do Grou Amarelo”, é uma grande torre da China. É considerada uma das quatro grandes torres da China. Ela se ergue ao longo do Rio Yangtzé (o Rio Azul, que é o maior do país) e está localizada em Wuchang, Wuhan, na província de Hubei, na China central. Esta torre é o símbolo do espírito e da cultura do povo de Hubei.

 

torre da garça amarela
A Torre da Garça Amarela em 1871

 

A torre foi destruída doze vezes por conta de guerras e acidentes durante o período das dinastias Ming e Qing, e foi reparada em dez ocasiões diferentes. A última torre no local original foi construída em 1868 e destruída em 1884. Em 1957, a Ponte do Rio Yangtzé, em Wuhan, foi construída com um cavalete da ponte no local da Torre da Garça Amarela. Em 1981, o governo da cidade de Wuhan iniciou a reconstrução da torre em um novo local, a cerca de 1 km do local original, e foi concluída em 1985.

Atualmente a torre tem 51,4 metros, 20 metros mais alta do que era durante o período da dinastia Qing. Ao todo tem 5 andares, ao longo dos quais os turistas não só podem apreciar a estrutura arquitetônica do edifício, como ainda podem desfrutar de uma vista única da cidade.

A torre e seus arredores são chamados de Parque da Torre da Garça Amarela. Há serviços turísticos que podem ser adicionados com taxa na entrada. O topo da torre tem uma visão ampla dos arredores e do Rio Yangtzé.

Em sua versão moderna, tem a aparência de uma torre antiga, mas é construída com materiais modernos, incluindo um elevador. Cada nível tem seu próprio display. Para o leste na colina, um grande sino do templo pode ser tocado por turistas por uma pequena taxa. Há danças judiciais no pátio oeste durante a celebração do Dia Nacional da China – em 1º de outubro – , que dura, na realidade, uma semana.

A seguir, veja um vídeo da torre por dentro:

 

 

A lenda da Torre da Garça Amarela

Muitos poetas escreveram famosos poemas sobre esta torre. Ela marca um período muito antigo da história da China. Diz a lenda que a torre foi construída em honra a um “imortal taoísta”.

 

torre da garça amarela
A Torre da Garça Amarela vista à noite

 

Em tempos antigos, um taberneiro chamado Xin atendeu um homem com roupas esfarrapadas. Ele pediu uma taça de vinho. Xin lhe ofereceu uma grande tigela de licor e não cobrou nada. Durante meses o homem veio diariamente pedir vinho. Xin sempre serviu as bebidas sem ficar impaciente.

Um dia, o homem disse: “Devo-lhe muito dinheiro pelo vinho, mas não tenho dinheiro para lhe pagar.” Então, ele pegou um pedaço de casca de laranja da cesta que carregava e, usando-a, desenhou na parede uma garça amarela. Depois o homem disse “Apenas bata palmas quando um convidado estiver aqui e a garça dançará”, bateu palmas e cantou para demonstrar, e a garça realmente saiu da parede e dançou seguindo o ritmo. Com o tempo, a taberna do Sr. Xin se tornou famosa pela garça dançante, o que fez Xin ganhar uma grande fortuna. O homem misterioso, entretanto, desapareceu.

O homem voltou depois de um tempo, ainda vestindo suas roupas esfarrapadas. Contente com o retorno, o taberneiro agradeceu por tudo e se ofereceu para sustentá-lo pelo resto da vida. O homem sorriu e disse, “Não é por isso que eu vim aqui.” Então, ele pegou sua flauta e começou a tocar algumas melodias. Enquanto o homem tocava, o céu se encheu de nuvens e a garça saiu da parede de novo. Em seguida, o homem montou e se segurou nas costas da garça e voou além das nuvens em direção ao céu.

O Sr. Xin estava extremamente grato ao homem, que ele acreditava ser um imortal taoísta. Em gratidão, o Sr. Xin construiu uma torre no local onde o homem e a garça ascenderam, subindo aos céus. Essa é a lenda da origem da Torre da Garça Amarela.

 

Informações técnicas para fazer sua visita

  • Endereço: Huanghelou E Rd, Wuchang Qu, Wuhan Shi, Hubei Sheng, China, 430061
  • Inauguração: 1985
  • Telefone: +86 27 8884 8188
  • Província: Hubei
  • Arquiteto: Sun Quan
  • FUNCIONAMENTO: das 7:30 às 17:30
  • INGRESSO: aproximadamente R$ 20,00 (valor em 2014)

Você poderá chegar através do Aeroporto Internacional de Wuhan, pegar o transporte público e ficar, por exemplo, no hotel New Beacon International Hotel, que fica a 2km da Torre.

E aí, o que está esperando para visitar o maior ponto turístico de Hubei? Entre em contato com a China Vistos, obtenha seu visto e prepare-se para embarcar em uma viagem inesquecível.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Rafael Queiroz Alves

Fontes: Prezi, Epoch Times, Trip Advisor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *