Você já parou para pensar quais músicas os chineses gostam de ouvir? Não faz nem ideia de quais são as músicas mais ouvidas na China? Então confira agora algumas das músicas chinesas tradicionais e chinesas, e saiba mais sobre a história da música chinesa tradicional.

 

Influência Ocidental na música chinesa

As músicas chinesas que predominavam antes da cultura ocidental chegar no país eram baseadas em sons emitidos por instrumentos rústicos, principalmente feitos de bambu. Após a queda imperial da China (no começo do século XX), a influência ocidental começou a ser ainda mais notória; gêneros como o jazz tomoram seu espaço na música chinesa.

 

música chinesa

 

Como de costume ocidental, as músicas, no decorrer do século XX, foram ferramentas do poder público para influenciar e doutrinar. Foi apenas no final do século XX que ritmos como rock tiveram maior presença no cenário nacional; entretanto, ainda sob intenso controle do Partido Comunista. Mesmo assim, foi por causa dessa reviravolta no final do século que o rap chinês e o metal começaram a ganhar destaque na música chinesa.

 

Antes da Influência Ocidental

 

música chinesa

 

Os vestígios dos primeiros instrumentos musicais chineses são de milhares de anos atrás. Acredita-se que os chineses foram um dos primeiros a ter uma noção teórica de música, possuindo escalas tônicas. Um dos instrumentos mais antigos na China é a flauta feita de ossos.

Adiante no tempo, a música no tempo das dinastias possuiu maior complexidade. Em primeiro lugar vieram as canções que exaltavam os falecidos, espíritos e deuses. Quanto aos instrumentos, houve a incrementação de instrumentos como tambores. Não demorou muito para que a dança acompanhasse a música nas festas e apresentações chinesas.

 

Artistas da música chinesa atual

 

música chinesa

 

Cui Jian é um artista símbolo na música chinesa. Considerado pioneiro do rock chinês e também o artista mais influente da China. Cui Jian também teve uma forte presença política desde o século passado; já protestou ao lado de fãs e teve atitudes polêmicas, como vendar os olhos com uma faixa vermelha (crítica a fuzilamentos).

 

música chinesa

 

Mc HotDog é um rapper de grande fama e já fez turnês em países ocidentais. Além de bem sucedido, o rapper é muito polêmico devido às suas letras.

Faye Wong é uma cantora que possui uma grande popularidade no sudeste asiático inteiro. A cantora também já fez aparições em filmes chineses de sucesso, além de ser patrocinada por grandes marcas. A influência de Faye Wong é considerada uma das maiores da China.

New Pants é uma banda indie chinesa que, surpreendentemente, possui grande aceitação no Ocidente, participando até do famoso festival Coachella.

 

Ópera chinesa

 

música chinesa

 

A Ópera chinesa é uma arte de grande valor cultural do povo chinês. Essa arte é reconhecida mundo afora, principalmente pelo drama que carrega em suas apresentações. As histórias das óperas chinesas carregam fortes momentos, que requisitam dos atores grandes performances. Vale lembrar que o costume da ópera na China é secular e as primeiras óperas eram destinadas às famílias imperiais e aos convidados.

 

Importância da música chinesa para estudar mandarim

 

música chinesa

 

Uma das partes mais difíceis da língua chinesa é compreender a fala e falar o idioma, sendo assim, nota-se que é de grande utilidade o uso da música chinesa para ajudar a aprendizagem do idioma, tanto no ouvido, quanto na fala.

E aí, achou curiosos alguns fatos da música chinesa, não é mesmo? Que tal escutá-la pessoalmente na China e vivenciá-la pessoalmente? Com a ajuda da China Vistos, você pode chegar lá! Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: China na Minha Vida; Jmescuta; Centro chinês; Jornal GGN; EpochTimes; Dia online; 2.bp.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *