Saiba agora como os chineses estão lidando com a nova máquina voadora do mercado mundial. Leia o artigo e saiba mais sobre os drones na China!

 

drones na china 1

 

O que é um drone?

Para quem ainda não sabe, drone é um veículo aéreo não tripulado que, geralmente, é comercializado em pequeno porte. Atualmente existe uma grande variedade de modelos, muitos resistentes aos fortes ventos e ambientes hostis.

 

Entregas por drones na China

 

drones na china 2

 

A empresa JD, originária da China, já possibilita delivery através de drones no país mais populoso do mundo. Apesar da Amazon demonstrar que pode, em um futuro breve, executar tal serviço, a empresa chinesa já colocou em prática essa inovação.

A JD só perde para a empresa Alibaba no ramo de comércio eletrônico, mas é graças a ela que cenas como drones carregando encomendas, principalmente em áreas rurais de difícil acesso, são vistas na rotina dos chineses. O presidente da empresa em questão já declarou que o principal alvo deles são essas comunidades rurais onde o acesso por terra não é tão fácil.

Contudo, a preferência por regiões rurais também deve-se ao fato que o espaço aéreo das áreas urbanas é bem restrito. Além disso, não são todas as regiões que a empresa possui jurisdição para atuar no espaço aéreo. Apesar dessas limitações temporárias, a empresa é referência mundial na inovação do uso de drones no setor privado.

 

drones na china 3

 

Enquanto isso, há uma outra empresa, a SF Express, que desenvolveu um sistema de entrega de encomendas e também focou no interior do país, pois a ausência de prédios é um fator essencial para a acessibilidade dos drones. O sistema implantado pela empresa passará por 3 estágios: transporte em grande quantidade por aviões; drones de grande porte que levarão aos centros de distribuição, e drones de pequeno porte que levarão as encomendas até os clientes.

Os drones são elétricos e conseguem facilmente carregar encomendas com um peso médio. Entretanto, no arsenal de drones das empresas, há um modelo movido à gasolina que consegue carregar cargas de até 30 quilos.

 

Entretenimento dos drones na China

 

drones na china 4

 

Uma solução que os chineses acharam para se entreterem ao observar o céu noturno foi o uso dessas novas máquinas voadoras. Na China, houve a proibição da utilização de fogos de artifícios em quase todas as cidades chinesas e os “enxames de drones iluminados” foram muito bem aceitos pela população chinesa.

Esses “enxames” tiveram sua primeira aparição mundial marcante na Abertura dos Jogos de Inverno de 2018, com mais de 1200 drones em sincronia formando imagens 3D, como uma de um atleta se movimentando, por exemplo. A empresa EHang, especializada na utilização de drones em apresentações como essa, já conseguiu lucrar, em apenas um show, cerca de 1,5 milhões de euros. Contudo, o co-fundador da EHang declarou que está analisando novas maneiras de trabalhar com os drones na China. Hoje em dia, a empresa planeja fazer mais apresentações e o número de drones envolvidos só aumentam.

 

Agricultura e Drones na China

 

drones na china 5

 

Enquanto isso, existe outra empresa chinesa que trabalha com drones; porém com foco no setor agrícola. Essa empresa veio até o Brasil analisar uma implantação de drones no setor agrícola do sul brasileiro, na região paranaense. Os drones exerceriam funções como pulverização de produtos químicos, fertilizantes ou até a distribuição de sementes pelos lotes de plantio. Os modelos de drones da empresam limitam-se a apenas dois e ambos são especializados na agricultura.

Encantou-se pelas fascinantes funções que um drone pode exercer e como a China está explorando ao máximo essas máquinas? Você pode conhecer melhor pessoalmente com a ajuda da China Vistos. Basta entrar em contato e conhecer nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 


Por Leonardo Souza Silveira

Fonte: GCnoticias; G1; Tecmundo; JornaldeNegocios; ELMundo; MitreyelCampo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *