Sabemos que as artes marciais do Oriente são muito famosas, não é mesmo? Neste artigo saberemos um pouco mais sobre as artes marciais chinesas e suas curiosidades. Saiba mais abaixo!

 

artes marciais

 

Um pouco da história das artes marciais

Primeiramente, deve-se levar em conta que as artes marciais chinesas não estão atreladas apenas à luta, mas à cultura e à representação do equilíbrio entre corpo, mente e espírito do lutador. O Templo Shaolin é o local ao qual são atribuídas as primeiras histórias de práticas de lutas; aproximadamente 2 mil anos antes de Cristo. Na Era Moderna, as artes marciais foram crescendo por todo o território chinês e mesmo com a chegada do Partido Comunista Chinês no poder, a popularidade das artes marciais chinesas não diminuiu.

 

A mais famosa arte marcial chinesa: o Kung Fu

Muitos dizem que sua origem é no, já citado, Templo Shaolin. Os monges desenvolveram essa técnica de luta como um filtro de todo o equilíbrio mental e físico. Os movimentos são muito envolvidos com a natureza, sendo baseados em animais e elementos naturais. Como quase todas as lutas, a aprendizagem do Kung Fu é gradual.

 

Divisão entre as artes marciais chinesas: externas e internas

 

 

artes marciais

 

Externas são as artes marciais que têm, como treinamento, um processo que energiza todos os músculos e articulações para a melhor movimentação. Ou seja, uma luta de agilidade e de explosão muscular. Exemplo: Wing Chun.

Internas são aquelas que focam mais no direcionamento e na técnica, ou, como chamam, na “energia vital”. Esse estilo de artes marciais chinesas possui menos movimentos explosivos que o externo, além de também ampliar lutas com armas. Há posturas que representam muito bem o estilo interno, como a “postura da árvore”.

 

As diferenças entre o norte e o sul

 

 

artes marciais

 

As artes marciais do norte são caracterizadas por possuir movimentos de maior alcance, como chutes altos e de maior flexibilidade.

Enquanto as artes marciais do sul são caracterizadas por possuir mais explosão muscular e também movimentos mais curtos. Além disso, a base das lutas sulistas são mais fechadas do que as nortenhas.

 

Não é só Kung Fu que se luta na China

 

artes marciais

 

  • Thai Chi Chuan é um estilo de arte marcial considerado interno. Esse estilo tem como foco a meditação e o movimento. Além disso, muitas leituras chinesas são base para a meditação e aprendizagem dessa arte marcial. As contribuições para saúde são uma das características que faz o Thai Chi Chuan diferenciar-se em relação as outras artes marciais chinesas.
  • Fei Hok Phai é uma arte marcial chinesa que originou-se no sul da China. O nome desse estilo refere-se ao lugar de treino do pioneiro dessa arte marcial. O Grão-mestre Chiu Ping Lok, pioneiro do Fei Hok Phai, admirava os movimentos da garça e do tigre e os movimentos dessa luta possuem muita inspiração nesses animais. A separação de graduação é algo bem complexo e sistemático.
  • Qinna é uma arte marcial cujo foco é a imobilização do oponente. Nessa luta, é possível aprimorar-se no controle do oponente e nas partes “chaves” do corpo para alcançar o controle e imobilização. As modalidades de graduação desse estilo são simples e de pouca escala.

Além desses estilos, que se complementam e se influenciam, há outros estilos de artes marciais chinesas, tais como: Baguazhang, Hsing-i chuan,Wing chun, I-chuan, Shaolin quan, Bajiquan, Shuai jiao. Kenpō e Sanshou.

 

Bônus: chineses famosos nas artes marciais

 

artes marciais

 

  • Bruce Lee é uma celebridade histórica de filmes de luta no século XX. Além de praticante e instrutor de artes marciais, é considerado um ícone mundial na questão de filmes de luta. Desde cedo treinou artes marciais com seu pai em Hong Kong e durante sua vida praticou de karatê até Kung Fu.

 

artes marciais

 

  • Jacke Chan é um artista mais atual quanto aos filmes de artes marciais. Fez muito sucesso nos filmes da década de 90 e no começo dos anos 2000. Ele nunca usou dublês nas cenas de lutas e de perigo; devido a isso, já fraturou inúmeras vezes os ossos de todas as partes do corpo.

Também ficou fascinado com as artes marciais chinesas? Você pode conhecer o berço dessa riqueza histórica e natural pessoalmente com a ajuda da China Vistos. Entre em contato e conheça nossos serviços!

 

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: Wikipedia; Psmag; Shbarcelona; Asociación Internacional Shaolin Chanen Sudamérica; Vimbly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *