Conhecer bem os chineses e sua cultura é essencial para realizar negócios com eles de forma bem sucedida. Neste artigo você conhecerá 12 dicas de comportamento e modos de negociação para êxito total na hora de negociar com chineses. Confira abaixo!

 

negociar com chineses 1

 

Como negociar com chineses

Muitos benefícios podem ocorrer ao empresário que adentra no mercado da China. Contudo, para isso, o empresário precisa negociar com chineses.

Porém, não é tão fácil fechar uma negociação bem sucedida com os chineses e, por isso, a China Vistos traz neste artigo algumas sugestões para o empresário brasileiro finalizar com maestria qualquer negócio com os chineses. As culturas e costumes são bem distintos entre brasileiros e chineses, e, compreender tais diferenças pode ser essencial para o sucesso da sua negociação.

Além das dicas apresentadas a seguir, deve-se o destaque à presença de um fluente no idioma mandarim, pois isso mostra interesse e comprometimento por parte do empresário brasileiro, além de facilitar todos os processos da negociação. Caso não haja nenhum jeito de comunicar-se através mandarim, procure o inglês, pois é o idioma mais popular entre os empresários chineses.

 

1- Vestuário

 

negociar com chineses 2

 

Para negociar com chineses, a primeira dica vale não só para reuniões com chineses, mas com brasileiros também. Mas começaremos com essa dica pois a formalidade, pelos chineses, é levada muito mais a sério. Portanto, terno e gravata de tons escuros para homens e roupa formal monocromática e escura para mulheres.

 

2 – Troca de Presentes

 

negociar com chineses 3

 

Isso é algo bem comum e bem visto nas negociações chinesas. Os presentes devem ser algo significativo e típico do Brasil, e, caso haja várias reuniões, pode-se comprar mais de um presente. É recomendado que o embrulho do presente seja nas cores vermelha e dourado, e nunca em branco (pois a cor remete ao luto na cultura chinesa). Além disso, não deve-se entregar livros, relógios de parede e objetos cortantes por significarem algo negativo metaforicamente ou pela pronúncia da palavra.

 

3 – Convite para refeições

 

negociar com chineses 4

 

Os chineses vêm o convite para uma refeição como um sinal de respeito e, caso eles não o convidem para um jantar ou almoço, seja você a pessoa a convidar para uma refeição. Os chineses interpretarão o convite como um fortalecimento da relação e da negociação. Caso o convite seja feito por um chinês, espere a condução ao seu lugar na mesa, pois o lugar à mesa é muito significativo para eles.

 

4 – Sem constrangimentos

Negociar com chineses pode não ser tão amistoso quanto negociar com um brasileiro. Portanto, saiba que chineses não gostam de contradizer ninguém em público ou interromper para não suscitar algum erro na apresentação. Dado o exposto, não faça o mesmo com eles.

 

5 – Conhecimento do Oriente

O respeito e consideração do empresário chinês pelo possível parceiro comercial aumentam muito ao reconhecer que o negociador domina e conhece a economia, cultura, política e os costumes dos chineses. Além disso, caso seja necessário, procure saber mais sobre história e geografia da região chinesa do empresário.

 

6 – Cumprimento

 

negociar com chineses 5

 

O aperto de mão deve iniciar pelo anfitrião da negociação, não abrace ou beije no rosto. Além disso, é respeitoso um cartão de visita, preferencialmente escrito em mandarim, e entregue com as duas mãos.

 

7 – Perguntas pessoais

 

negociar com chineses 6

 

Ao negociar com chineses, não estranhe ao recebe perguntas um tanto quanto pessoais. É normal de um empresário chinês procurar saber mais sobre o empresário com o qual está negociando. Mas fique tranquilo, pois são perguntas como ” Você é casado?” e “Você tem filhos?”.

 

8 – Pechincha

Pode ser que você encontre um empresário chinês que goste de pechinchar, no entanto, tenha paciência. Para conduzir melhor, leve uma tabela de preços e possibilidades de oferta.

 

9 – Tempo

 

negociar com chineses 7

 

Antes de marcar a reunião para negociar com chineses, verifique se a agenda não está apertada no dia, pois a reunião pode levar mais tempo que o devido. Além disso, a pontualidade é essencial.

 

10 – Pensamento Grande

Muitos chineses almejam resultados gigantescos sempre que podem, então não se espante caso as exigências de resultados pelos sejam grandes.

 

11 – Hierarquia

Perceba que o respeito ao sistema hierárquico é bem significativo para os chineses, portanto, não desrespeite essa linha vertical da empresa do empresário chinês.

 

12 – Despedida

Após a reunião com os empresários chineses, uma foto em grupo é sempre um costume bem visto, portanto, não recuse, é um sinal de recordação da negociação. Além disso, acompanhe os empresários chineses, caso você seja o anfitrião, até o carro.

 

Gostou das boas dicas e não vê a hora para fechar seu negócio na China? Você pode com a ajuda da China Vistos! Basta entrar em contato e conhecer nossos serviços!

 

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: Istockphoto; T wocitiesreview; Kirinmandarin; Shutterstock; Intelidata; MitreyelCampo; ChinaLinkTrading; Brazil.businesschief

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *