Construída no rio mais importante da China, o Yangtze, a Hidrelétrica das Três Gargantas é a maior do mundo na questão capacidade de produção de energia. É um ponto de grande importância estratégica para a China, uma vez que o país lidera o ranking de consumo de energia elétrica do mundo, o que não é surpresa se considerarmos o tamanho de sua população. A usina foi idealizada por antigos estrategistas da China e hoje é considerado um projeto de sucesso.

 

A usina

A hidrelétrica fica localizada na província de Hubei, bem ao centro da China, numa cidade à beira-rio chamada Yichang. A China consumiu cerca de 5,920,000,000,000 kWh em 2016. Esse alto índice de consumo fez com que a geração de energia renovável se tornasse uma grande preocupação para o governo chinês. A usina gera energia com a gravidade, a partir da queda da água da barragem. Essa barragem, com capacidade de armazenamento jamais vista, que foi construída sob duras críticas de ambientalistas. Sua construção inundou sítios arqueológicos e deslocou mais de 1 milhão de pessoas. A usina ficou pronta em 2012 e suas eclusas, em 2015.

Foto: Mariana Madrigali

A visita

É possível visitar essa imensidão da engenharia. O local tem muita segurança então é recomendado verificar previamente quais objetos são barrados. Qualquer objeto que possa ser uma ameaça a segurança do local, como um isqueiro, é confiscado pelos seguranças. É possível navegar pela gigantesca eclusa em um barco – igualmente grande – e assim ter uma noção do tamanho da construção de seu reservatório. O lindo canyon a ser navegado é um espetáculo a parte do passeio, como é possível ver nas fotos abaixo:

 

Foto: Mariana Madrigali
Foto: Mariana Madrigali

 

Foto: Mariana Madrigali

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *