Os chineses são conhecidos por serem supersticiosos. Ter sorte, prosperidade e felicidade são essenciais para sua vida e é necessário utilizar elementos que atraiam tais virtudes.

As cores são importantes na cultura chinesa por que trazem sorte ao cotidiano da pessoa. As três principais cores “sortudas” são: vermelho, amarelo e verde. Estas são usadas massivamente pelos chineses, não só no seu dia-a-dia mas também em cerimônias e ocasiões especiais.

Vermelho

A cor mais associada à China e à cultura chinesa em geral é o vermelho. Segundo a tradição chinesa, o vermelho é símbolo de felicidade, sucesso, beleza, vitalidade e boa sorte. A cor mais popular na China representa o fogo e está presente em diversos elementos nacionais, como em sua bandeira e nas tradicionais lanternas de papel.

No Ano Novo Chinês, os parentes trocam envelopes vermelhos com dinheiro para um bom início de ano. É bastante usado em casamentos (onde o vestido da noiva é vermelho), aniversários e outras ocasiões especiais também.

SGG98 Traditional Chinese Wedding Dress Red Bride Wedding Dresses ...

 

Amarelo

Na cultura chinesa, o amarelo corresponde à terra e simboliza realeza e poder do trono e é também associado a liberdade de bens materias (daí o fato de monges budistas utilizarem robes amarelos).

Esta cor é reservada para o imperador. O primeiro imperador da China era conhecido como “Imperador Amarelo”. Além disso, o principal rio da China, o “Rio Amarelo”. Ao olharmos para a China antiga, o amarelo talvez seja a mais importante das cores. A Cidade Proibida, quando vista das montanhas de Pequim, formam um mar amarelo construído por seus tijolos.

The Other-Worldly Mysteries Of China's Yellow Emperor

 

Verde

O verde é importante na cultura chinesa pois representa dinheiro, riqueza, fertilidade, regeneração, esperança, harmonia, crescimento, além de limpeza e pureza. Prédios, bancos e restaurantes normalmente são pintados de verde. Embalagens de produtos livres de contaminação, como o leite, também são verdes.

Yili Going Organic Ups Ante on China Milk War - AgWeb

Significado de outras cores na cultura chinesa

Simbolizando os cinco elementos, muito valorizados pelos chineses, além do vermelho (fogo) e do amarelo (terra) temos também o branco (metal), preto (água) e azul e verde (madeira).

O azul representa a primavera e traz um significado positivo, além de simbolizar a cura, confiança e vida longa. As casas são decoradas com tons de azul e verde para trazer prosperidade e harmonia à casa.

preto é considerada uma cor neutra (por isso seria o símbolo da água). Representa imortalidade, conhecimento, estabilidade, poder e os céus. 

dourado é uma cor de riqueza e nobreza e, combinado ao vermelho, é utilizado em ocasiões especiais.

Forget the Iron Throne: Six Real Royal Seats You'd Actually Want ...

 

Por Mariana Madrigali

Fonte: China Highlights

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *