A segurança pública chinesa possui uma das maiores eficiência em todo o planeta. Saiba mais a seguir.
Segurança Pública Chinesa
A China é um dos países onde o turista pode sentir-se mais à vontade em relação a furtos, assaltos e trapaças. Portanto, saiba um pouco mais sobre a segurança pública chinesa que a China Vistos preparou especialmente para você.
Os problemas cotidianos que brasileiros, especialmente mulheres brasileiras, enfrentam, como andar sozinho durante a noite e se sentir inseguro quanto a criminosos, não são comuns na China.
Alguns fatos que contribuem para a eficiência da segurança pública chinesa são:
-
Polícia rigorosa
Há milhões de policiais muito bem distribuídos em todo o território chinês, que trabalham 24 horas por dia. Milhões de postos de polícia e patrulhas também são muito presentes na China, fornecendo ordem social e segurança pública. Os policiais são muito prestativos para turistas, fornecendo informações prestativas e, caso necessário, a polícia chega até você, basta discar 110.
-
Inspeção e uso de tecnologias
Uma das maiores diferenças que o turista brasileiro sente quanto a segurança pública chinesa são as rigorosas inspeções em lugares públicos de grande movimentação, como estações de metrô. Detectores de metal, instrução de não carregamento de materiais inflamáveis e óculos de reconhecimento facial fazem parte do cotidiano dos policiais chineses.
-
Câmeras
Outro elemento que surpreende o turista na segurança pública chinesa é a presença de câmeras em grande quantidade, principalmente em grandes cidades como Shanghai e Pequim. Em cidades grandes há câmeras em ruas, guetos, praças, entre outros locais estratégicos. Não só em lugares públicos abertos, mas em lugares de grande movimento como shoppings e bairros residenciais.
-
Proibição rigorosa de armas de fogo
A posse e o tráfico de armas são estritamente proibidos no território chinês e as punições são severas. Na China, você não encontrará ninguém portando uma arma de fogo, nem para autodefesa como é visto no Brasil. Até a polícia chinesa possui uma certa jurisdição que impede o porte livre de armas de fogo.
-
Política de imigrantes ilegais
A segurança pública chinesa possui uma restrição rigorosa em relação à quem entra pela fronteira do país. Não é qualquer um que pode entrar no território chinês. Conflitos relacionados à xenofobia são raros na China, mesmo havendo uma política de poucos estrangeiros dentro da nação.
-
Segurança pública chinesa para todos
Logo depois que a China “abriu-se” para o mundo, a polícia não era tão eficaz quando algum delito ou conflito envolvia um estrangeiro. Atualmente, delegacias chinesas possuem um serviço especializado para estrangeiros, com profissionais da segurança chinesa pública fluentes em inglês. O estrangeiro possui muita atenção da polícia local, ao contrário de outros países do mundo.
-
Tipos de polícia
-
Polícia especial fazendo escolta em manifestações
Na China há subdivisões quanto ao trabalho da polícia. Estes são: polícia de segurança, polícia criminal, polícia armada e polícia especial. Policial de segurança é aquela que tem como responsabilidade: segurança social e patrulhas. A polícia criminal é chamada para crimes mais pesados, como assassinatos e mercado negro. Polícia armada é acionada em casos de missões especiais em grandes proporções, como tsunamis e terremotos. Polícia especial é a mais bem armada e capacitada; é acionada para casos de terrorismo, tumultos, etc.
Também ficou admirado com a eficiência da segurança pública chinesa? Você pode conhecer melhor pessoalmente com a ajuda da China Vistos, basta entrar em contato e conhecer nossos serviços.
Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!
Por Leonardo Souza Silveira
Fontes: Uol.com.br; si.wsj.net; scmp.com; National Public Radio; cdn1.i-scmp.com; sputniknews.com