As monções indianas são conhecidas em todo o mundo pelas suas consequências catastróficas causadas pela imensa quantidade de água. Se você sempre viu notícias sobre as monções e nunca entendeu muito bem, esse artigo é pra você!

O Fenômeno

As monções são causadas por variações climáticas, que resultam em chuvas torrenciais. Os imensos índices pluviométricos que atingem o sudeste asiático são causados por ventos que levam o ar úmido do Oceano Índico para o interior da Ásia. É um fenômeno normal em áreas tropicais do planeta, como no norte brasileiro. Porém, a intensidade das chuvas varia de região para região.

 

 

As chuvas torrenciais que atingem países como Índia, Bangladesh e Paquistão entre dezembro e fevereiro são consequências da mudança da direção dos ventos do Oceano Índico. Essa mudança de direção dos ventos é chamada de mudança sazonal, aquela que ocorre a cada certo período de tempo, variando conforme a estação do ano. O clima indiano, o principal país afetado pelas monções, varia de uma imensa umidade no verão para um inverno extremamente seco, podendo ser comparado ao sertão brasileiro nesse aspecto.

 

 

Consequências

Os indianos moldaram seus hábitos tendo as monções como referência. Hoje, ela é utilizada na plantação de arroz e causa prejuízos caso não chova. As monções aliviam uma seca extrema dessa região, aonde altas temperaturas (cerca de 48°C Nos dias mais quentes) chegam a matar. Durante essa época, as enchentes são comuns em cidades indianas. O movimento de água é tão grande que chegou a influenciar – e muito – na movimentação da placa tectônica indiada.

 

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *