A China, mais uma vez, impressionou o mundo com uma estrutura de arquitetura impressionante, proporções imensas e design inovador. A construção da vez é o novo aeroporto de Pequim, o Aeroporto Internacional de Pequim – Daxing (PKX). O antigo, o Internacional de Pequim-Capital (PEK), já era bastante grande, com trens internos, estrutura impecável e mais de 100 milhões de passageiros anuais. O novo aeroporto, inaugurado na última sexta-feira (20).  É o segundo mega aeroporto construído pela China num período de 11 anos.

Formato “estrela-do-mar”

O formato de estrela-do-mar foi escolhido para acolher a área de 47 km² do que será o maior aeroporto do mundo, com um terminal de estrutura única. O investimento massivo da China em construções de infraestrutura como essa é explicado pelo mercado de aviação chinesa estar em constante crescimento. Sua construção foi iniciada em 2014 e ocorreu com uma surpresa. Durante as construções, um cemitério da dinastia Qing foi encontrado no terreno.

O novo aeroporto foi construído na capital política do governo chinês, Pequim (ou Beijing, em chinês), e seu principal objetivo é desafogar o tráfego aéreo do país, que hoje sofre atrasos devido ao intenso fluxo. Os chineses viajavam de maneira massiva dentro de seu país, na maioria das vezes são jovens que se mudaram para cidades maiores que voltam para sua terra natal para visitar os pais e outros parentes durante feriados. Os feriados na China costumam durar mais de uma semana, o que faz com que a movimentação de pessoas durante o ano novo chinês seja a maior migração do planeta.

O design futurista é marcante em toda construção do aeroporto.

 

Sistema de viagem 5G

A tecnologia de navegação que chamou a atenção do mundo com seu lançamento na Rússia e proibição nos EUA, o 5G, está presente também no novo aeroporto. Grandes empresas da tecnologia se uniram para criar o que chamam de sistema de viagem inteligente, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para agilizar procedimentos demorados como fazer o check-in ou despachar a bagagem. As bagagens, por sua vez, podem ser rastreadas em tempo real através de seu smartphone. Esse tipo de tecnologia inaugura uma nova era para os aeroportos.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *