Conhecer a gastronomia de um país é uma maneira maravilhosa de conhecê-lo. A gastronomia é manifestação de diversos aspectos culturais relacionados àquele povo, além de os pratos tradicionais estarem intrinsecamente ligados a acontecimentos históricos daquele país. A criação do fast-food nos Estados Unidos, por exemplo, é característica importante de sua trajetória econômica e industrial.

Poucos são os que conhecem os pratos típicos dos EUA para além dos hot-dogs, e hambúrgueres. Pratos como esses estão presentes no mundo inteiro, o que os torna extremamente populares. Apesar disso, a culinária estadunidense pode surpreender. Sendo um país tão vasto em território, não é de se surpreender que os Estados Unidos tenham uma culinária tão diversa.

 

Torta de maçã (ou Apple Pie)

Com certeza a mais tradicional de todas as receitas americanas aqui citadas. O prato é tão típico do país que está presente em um provérbio “Tão americano quanto torta de maçã” (As american as an apple pie). A torta foi introduzida nos Estados Unidos pelos imigrantes britânicos e alemães. Tipicamente é servida com uma colherada de sorvete de baunilha.

Bolo de carne (Meatloaf)

O bolo de carne moída assado no forno é prato típico de almoço ou jantar em família. A maioria das famílias americanas possui uma versão deste prato que é feito à base de carne moída, temperos a gosto, finalizada com um molho ou ketchup. É uma receita simples mas que costuma trazer diversas memórias afetiva aos americanos.

Jambalaya

Talvez o prato mais exótico da nossa lista, o Jambalaya é bastante popular em Louisiana, principalmente em Nova Orleans. A receita foi resultado da mistura das culturas francesa, espanhola, indígena e africana. Os ingredientes, também bastante apreciados no Brasil, são: arroz, chouriço, vegetais, camarões e frutos do mar, misturados em uma panela. O tempero fica a cargo de quem o prepara, podendo variar.

Panquecas (American pancakes)

Tradicional prato de café da manhã americano, as panquecas são um pouco diferentes do que aqueles a bolonhesa conhecida pelo brasileiros. Esta panqueca, cuja receita é uma das mais simples aqui listadas, é servida com frutas vermelhas e algum tipo de calda ou xarope. Além disso, são um pouco mais grossas do que as panquecas brasileiras.

Outro prato típico do café da manha americano são os waffles preparados e servidos de maneira parecida a das panquecas.

Costelas de porco ao molho barbecue (Barbecue ribs)

Os Estados Unidos tem uma longa tradição de churrasco, porém com uma cultura de churrasco bem diferente da sul-americana. A história do prato data da Guerra civil americana, em cerca de 1861. Costumam ser servidas com batatas fritas e muito molho para acompanhar.

Macarrão com queijo (Mac and cheese)

O macarrão com queijo americano é feito com ingredientes bem específicos. O prato, apesar de simples preparo, se popularizou em outros países nos últimos 10 anos. O macarrão é do tipo cubinho, com ovos batidos e um monte de queijo de vários tipos. Pelo baixo preço dos ingredientes, o prato ficou muito popular durante a grande recessão americana.

 

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *