Ao visitar um país com história tão antiga quanto a China (datando do período antes de Cristo), é interessante aproveitar a viagem para compreender alguns pontos da riquíssima cultura chinesa. A China tem sido um sólido império desde muito antes do nascimento das nações como as conhecemos hoje e, ao longo dessa trajetória, percorreu caminhos extremamente diferentes daqueles seguidos por nós, ocidentais. Desde a religião, o esporte, a culinária até a medicina, a China surpreende a cada descoberta.

Esse tipo de medicina é famoso pelas suas curas milagrosas, com uma abordagem extremamente diferente da ocidental. As dores e problemas crônicos são tratados com tratamentos de origem natural, que devem ser seguidos em longo prazo para bom resultado. A Medicina Tradicional China (MTC) utiliza uma abordagem muito mais holística do que a ocidental e é utilizada em massa pelos chineses até hoje.

Origem

É uma das mais antigas formas de conhecimento acadêmico, que vou acumulando-se ao longo do principal rio da China, o Rio Amarelo. Esse tipo de Medicina Oriental é praticado há mais 3 mil anos. Apesar da longa tradução, as ciências da MTC passaram por mudanças ao longo dos anos, como é o caso da acupuntura.

Atualmente muitos aspectos das tradições chinesas milenares estão sendo abraçados por grandes universidades, que possuem mestres em assuntos de medicina em sua grade de aulas.

 

Acupuntura é umas das técnicas mais conhecidas de medicina tradicional chinesa.

 

Aspectos

A Medicina Chinesa (MTC) fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças, quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

 

Os chás são amplamente utilizados na medicina tradicional chinesa.

 

Atualmente

Hoje em dia existem hospitais na China onde só são realizados tratamentos da medicina tradicional chinesa. Os pacientes possuem receita e fazem seu tratamento com uma série de combinações de chás, ervas e outras terapias. Os chás remédio são produzidos no próprio hospital e são entregues aos pacientes mensalmente.

Além disso, o conhecimento da medicina tradicional chinesa é normalmente passado de geração em geração dentro das famílias, o que faz com que os jovens ainda cultivem grande parte do conhecimento aprendido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *