Guerra tecnológica

A guerra comercial existente entre China e Estados Unidos fomentou uma outra disputa, também inédita: uma guerra tecnológica. A Huawei é uma das maiores empresas chinesas atualmente e estava no meio desse campo de batalha de gigantes. Estava em questão a disponibilidade do sinal 5G para usuários da Huawei nos Estados Unidos.

Segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, os esforços dos Estados Unidos para remover a Huawei do mercado é sinal do início de uma guerra tecnológica. Afirmou também que é chamada, por alguns, de a primeira guerra tecnológica da próxima era digital.

Para o presidente Donald Trump, a presença da Huawei nos EUA é uma ameaça a segurança nacional devido a suas ligações com o governo. Diversas empresas globais de tecnologia cortaram laços com a Huawei por causa da decisão de Trump (entre elas a Google e a Intel).

Acordo com a Rússia

No último dia 5 de maio a Huawei assinou um acordo que levará a tecnologia do sinal 5G para a Rússia. Os presidentes de ambos os países, Vladimir Putin e Xi Jinping, estavam presentes na cerimônia cuja importância geopolítica é imensa. A união entre China e Rússia demonstra ainda mais o enfraquecimento da influência do presidente Donald Trump no mercado internacional. Segundo a chefe da MTS (maior operadorade celular russa), Alexei Kornya, é previsto que a Rússia tenha essa tecnologia funcionando no ano que vem.

 

Acordo foi realizado entre a Huawei e a MTS.

 

Tecnologia 5G

O presidente da Huawei (Guo Ping) afirma que a estrutura da Huawei é a mais bem preparada do mundo para esse tipo de tecnologia pioneira. Essa é a quinta geração de comunicações móveis, aquela conhecida pela conectividade das coisas (o Brasil possui a tecnologia 4.5G por enquanto). Diversos países da europa participam de licitações para ter em seu território a rede 5G e é exatamente para esse mercado europeu que a Huawei estava mirando ao fechar o contrato com a Rússia.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *