A maioria das pessoas fica em dúvida quando perguntadas se Hong Kong  é um país ou uma cidade, se faz parte da China ou não, se falam mandarim, etc. Hong Kong é um lugar incrível e com uma história bem interessante, como você verá ao longo do texto. Recentemente, temos visto Hong Kong aparecer bastante nas mídias internacionais devido aos protestos que vêm acontecendo desde março de 2019, cuja demanda era a anulação do projeto de lei de extradição, que “aumentava a autoridade” do governo chinês em Hong Kong.  Mas, para entender melhor o que esta acontecendo em Hong Kong agora, é preciso saber se Hong Kong é parte da China e outras características.

 

RAE

A resposta é: Sim! Hong Kong  é parte da China! Localizada no sudoeste da China, Hong Kong é uma Região Administrativa Especial da China, assim como Macau, Tibete e Taiwan. O sistema político rege a China hoje é chamado de “Um país, dois sistemas”, o que permite que essas regiões denominadas RAEs sigam seus próprios caminhos econômicos, longe da influência do Estado chinês. O objetivo dessa estratégia é manter a China unificada mesmo com as diferenças. A moeda utilizada em Hong Kong não é o yuan, como no resto da China, e sim o Hong Kong Dolar. Apesar das diferenças no sistema político, essa região está submissa à soberania do governo chinês.

É a região com mais arranha céus do mundo, com o dobro da quantidade de Nova York.

Estilo de vida

O estilo de vida dos chineses de Hong Kong é muito diferente de seus compatriotas, em grande parte por causa da influência britânica. . Esse comportamento se deve também  ao fato de a internet em Hong Kong não sofrer as censurar do governo chinês. A diferença de vida é tanta que para os chineses visitarem Hong Kong é necessário um passaporte e um visto. Quanto ao idioma, em Hong Kong é falado o inglês e o cantonês. A região tem um dos metros quadrados mais caros do mundo, é ideal para fazer negócios e famosa pela imensa quantidade de carros Rolls-Royces e cafés.

 

Fator histórico

Hong Kong teve uma trajetória histórica muito diferente de seus vizinhos: foi colonizada pela Inglaterra até 1997. Esse fator é um dos responsáveis por fazer com que os honcongueses desenvolvessem uma mentalidade diferente da maioria dos chineses, mais parecida com a mentalidade ocidental.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *