O carnaval brasileiro é conhecido no mundo inteiro por celebrar a alegria. Sendo uma comemoração com toque brasileiro, a origem miscigenada de seu povo é bastante presente. Nos desfiles de escolas de samba, por exemplo, as escolas representam e celebram determinados temas em seu enredo.

Desfile da escola de samba carioca, Império Serrano.

Seja qual for o tema, um historiador é sempre parte da equipe que monta um espetáculo (o desfile), que homenageia um tema que inspira e traz força aos membros da escola. Uma escola de samba neste ano escolheu a história da China como tema de seu samba enredo! E esta ideia não é pioneira no histórico dos desfiles do carnaval brasileiro, outras escolas também já homenagearam o gigante asiático.

 

Inspiração

A escola de sama Unidos de Vila Maria, de São Paulo escolheu a história da China como tema de seu carnaval de 2020. Para preparar o desfile de um país com uma história tão singular, o carnavalesco Cristiano Bara e o presidente da escola, Adilson José, viajaram pela China por 45 dias. O objetivo da escola de samba símbolo da zona norte paulistana é mostrar uma “China aberta para o mundo” durante seu desfile no sambódromo do Anhembi.

O carnavalesco da Unidos da Vila Maria, Cristiano Bara. Fonte: G1

Samba-enredo

A escola quer que o incrível desenvolvimento econômico do país após a união de diversas etnias sirva de exemplo para a trajetória da escola. Ou seja, trazendo a mensagem que a união traz a força. Em tempos de um Brasil pouco unido, a mensagem é considerada de suma importância para o carnavalesco Cristiano Bara. A harmonia, princípio bastante valorizado na cultura chinesa, [e citada na letra. O samba-enredo, música que acompanha o desfile, se chama “China: o sonho de um povo embala o samba e faz a Vila sonhar“. O samba enredo é resultado de uma parceria da escola com o instituto Ibrachina. O espetáculo foi aprovada pela consulesa da China no Brasil, Chen Peijie.

O desfile

Elementos marcantes da cultura chinesa como dragões e leões estarão presentes nos carros alegóricos e fantasias do desfile. Leques, pauzinhos prendendo os cabelos e a tradicional vestimenta feminina, o qipao, também marcarão presença no carnaval da escola. O dragão, símbolo de boa sorte, irá sambar pelo Anhembi para trazer o prêmio para a Unidos da Vila Maria no dia 22 de fevereiro de 2020. 

Qipao, roupa tradicional das mulheres chinesas.

Grande personagem da história chinesa, o filósofo Confúcio, terá posição de destaque. As grandes cidades tecnológicas que surgirão nas últimas décadas estarão representadas por Shenzhen, o Vale do Silício da China, que vem representada em um dos setores, com um grande prédio de cidade tecnológica.

A escola Unidos da Vila Maria não é a primeira escola de samba brasileira a realizar um desfile de carnaval inspirado na história e na cultura chinesa. As escolas Império Serrano e Mangueira já tiveram enredos inspirados no gigante asiático.

Confira a letra do samba enredo da Unidos da Vila Maria, composto por Cacá Camargo, Tim Cardoso, Acerola de Angola, Sérgio Carmo, Renan Takacs, Xuxu do Cavaco, Bruno Pelé, Marcos Thiago, André Luiz, Luiz Jacaré e Rapha Maslionis.

Vila, um caso de amor na avenida
O mundo hoje te reverencia,
Oh, China! Oh, China!
Um caso de amor na avenida
O mundo hoje te reverencia,
Oh, China! Oh, China!

Meu dragão milenar
Emana a energia que me faz sonhar
Grandes impérios se erguiam,
Mentes brilhantes que criam
Viver em perfeita harmonia
Caminho traçado, que maravilha!
Da lua, posso ver os astros a bailar
Artes de um povo em união
Filhos de uma só nação

Oh, pátria guerreira da sabedoria
Em cores e versos, essa melodia…
Tão bela ternura espalha no ar…
Faz encantar!

É fascinante, sonho real
Que retrata esse país continental!
Renova o corpo e a alma
Com o verde da esperança
Desperta a potência e a bonança
Xiè Xiè! A Vila Maria vem agradecer
Por tuas glórias, meu canto ecoou
O nosso momento chegou!
E faz a festa… a hora é essa
Um novo tempo vem aí
A Mais Famosa a reluzir

 

Fonte: G1

 

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *