A prática de esportes tem um papel crucial na cultura chinesa, por trazer benefícios a saúde e aumentar o bem-estar, fatores muito valorizados pela medicina chinesa tradicional. Além disso, o governo comunista chinês também é um grande incentivador da prática de esportes como forma de convivência em comunidade e também patriotismo pelo seu país, no caso de competições. Os atletas chineses são famosos em torneios internacionais por apresentarem um desempenho impressionante, e também devido a seus treinos  sabidamente exaustivos e disciplinados desde muito jovens.

A maneira com que uma população lida com o esporte pode dizer muito sobre si e sobre sua história. A Índia, por exemplo, cultua o críquete devido a seu passado colonial britânico. A China demonstra em seus atletas a valorização da disciplina da sua cultura. Veremos agora quais os esportes mais populares entre os chineses.

Tênis de mesa

Além do desempenho já conhecido nas olímpiada mundiais, o tênis de mesa é cultivado até mesmo como uma forma de hobby entre os idosos. Em cenas do filme “Karate Kid”, é possível ver idosos praticando o tênis de mesa em praças. É também muito comum nas faculdades chinesas a existência de uma quadra cheia de mesas para praticar o tênis de mesa. Esses espaços estão sempre lotados, principalmente durante a noite em finais de semana. Os estudantes jogam com seus amigos e se divertem bastante. O tênis de mesa pode ser praticado por qualquer um, o que contribui para ser o esporte nacional da China.

 

 

Durante minha experiência na Universidade de Hubei, em Wuhan, pude conhecer a quadra de tênis de mesa. Estava praticamente lotada em plena sexta a noite e os estudantes que estavam praticando foram extremamente simpáticos com o grupo de brasileiros curiosos.

Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa considerada uma ciência milenar. É uma técnica que combina exercícios corporais com respiração e concentração, utilizando a medicina tradicional chinesa. Ele é praticado em, literalmente, qualquer lugar. Andando pelos lugares da China é comum encontrar grupos (normalmente a maioria de mulheres) fazendo movimentos lentos em conjunto, com uma trilha sonora chinesa.

 

 

Artes marciais

Levada para um sentido além de apenas combater o inimigo, as artes marciais na cultura chinesa tem um lado espiritual muito forte. Elementos do Tai Chi Chuan são incorporados em algumas lutas, tornando a experiência muito diferente do que os ocidentais estão acostumados. As artes marciais datam da cultura chinesa tradicional e são presentes até hoje fortemente entre os chineses. Outros esportes muito populares são o badminton, o futebol e o basquetebol.

 

 

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *