A China, como um país de história que data desde a.C., tem uma herança cultural muito rica. A sociedade chinesa imperial valorizava muito as finas artes, como escreves poemas e tocar instrumentos clássicos. Ser erudito (ou culto) sempre foi muito valorizado entre os chineses. Como os instrumentos clássicos que conhecemos são de origem europeia, neste texto mostraremos a riqueza da cultura chinesa imperial através dos instrumentos. É provável que você já tenho ouvido o som destes instrumentos, agora é hora de conhecê-los mais a fundo.

 

Suona

O primeiro instrumento a ser apresentado é a Suona. É um instrumento de sopro originário da etnia han, a etnia da maioria dos chineses. Este é popular na China desde o século XIII e sua criação pode ser também creditada às civilizações árabe ou persa. Era tocado por guardas de honra dos mandarins e em óperas tradicionais (já explanadas neste blog), expandindo-se também para o uso folclórico. Este instrumento é feito de um tubo de madeira com oito orifícios e pode ser encontrado em tamanho grande ou pequeno.

Suona

Guzheng

Um dos instrumentos chineses mais conhecidos, uma espécie de cítara. Muito popular em filmes chineses que mostram a época imperial, é composto por cerca de 25 cordas esticadas em uma estrutura de madeira. É um dos instrumentos antigos mais populares atualmente na China. Este instrumento é o ancião que derivou outros instrumentos similares no povo mongol, coreano, vietnamitas e japonês.

Pipa

É um instrumentos de 4 cordas com estrutura de madeira em formato de pêra. Seu som é parecido com o banjo. Se popularizou na China através da Rota da Seda e as trocas comerciais que trouxeram o budismo para a região. Era muito popular na capital do Império Tang, Chengdu, entre 618 e 907. As pipas modernas possuem cordas de aço para se adaptar à novos estilos musicais.

Dizi

Muito parecido com uma flauta, normalmente são feitos de bambu com cerca de 6 buracos para encaixar os dedos. Seu som é um pouco mais peculiar do que as flautas ocidentais, o que agrada diversos ouvintes. É usado para performances teatrais ou apenas por diversão. Existem diversos tipos de de Dizi, com diversos formatos.

 

 

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *