A China é um país que reúne em seu território diversas minorias étnicas diferentes. Apesar de a maioria d população pertencer à etnia Han, seu extenso território abriga culturas, dialetos e aparências bem diferentes. Ao todo, são 55 etnias minoritárias. Algumas pessoas dessas etnias minoritárias têm uma aparência bem diferente da maioria dos chineses (pertencentes à etnia Han).

 

Zhuang

Está é a etnia minoritária que tem a maior população. Costumam viver na região de Guangxi e não falam mandarim. Seu idioma é o zhuang e eles são conhecidos por seus enormes campos de plantação de arroz, artesanatos e brocados (um tipo de bordado bem trabalhado).

 

 

Mongóis

Talvez uma das etnias minoritárias chinesas mais conhecidas. O povo desta etnia habita a região dos estepes da Ásia Central.  São conhecido pelo Império Mongol (que durou cerca de 100 anos) e pela criação do estado da Mongólia.  Os mongóis ainda são conhecidos por andar a cavalo, manter rebanhos de gado, roupas de tons fortes e seus pratos tradicionais com carne.

 

 

Hui

Estes são os chineses muçulmanos que moram fora da região de Xinjiang, onde vive a etnia uigur, também muçulmana. Culturalmente, são similares aos chineses da etnia Han. São conhecidos pela sopa de noodles chamada Lanzhou e vivem nas províncias de Gansu, Hebei, Sichuan entre outras.

 

 

Miao

Esta etnia tem uma população de cerca de 10 milhões de pessoas e são originários da área de Guizhou. É considerado um povo muito interessante. Utilizam bastante prata em seus adereços, principalmente as mulheres que se vestem de roupas e jóias de prata. São conhecidos também por gostar muito de música e ter um estilo arquitetônico distinto, prestigiada no Lusheng Festival, onde as moças utilizam suas melhores roupas tradicionais enquanto os homens tocam o instrumento Lusheng (feito de bambu).

 

 

Por Mariana Madrigali

 

Fonte: China Highlights

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *