O casamento tradicional chinês é manifestação de diversas tradições milenares. A família do noivo e da noiva tem grande participação na organização do casamento, que costuma ser uma festa animada. A China não é um país cristão, portanto, os casamentos não são realizados em igrejas como logo imaginam os ocidentais. Os casamentos chineses normalmente ocorrem em grandes salões de hotéis, decorados desde a sua entrada. A China possui em seu território mais de 50 etnias, então dificilmente um casamento vai ser igual ao outro.

A formalização do casamento é feita no local designado pelo governo chinês, aqui vamos falar apenas da festa de celebração.

 

Antes da cerimônia

É costume que o noivo visite a casa da noiva para buscá-la. O interessante é que, nesta situação, a noiva estará cercada de amigas que irão provocar o noivo. As amigas se convencem após receberem vantagens, como envelopes de dinheiro. Após lidar com as amigas da noiva, o casal deve reverenciar os pais da noiva antes de ir à casa da família do noivo.

Envelopes vermelhos

Os conhecidos envelopes vermelhos contêm os convites para o casamento e é o mesmo envelope utilizado quando se presenteia alguém com dinheiro na cultura chinesa. Os convidados do casamento devem também presentear os noivos com envelopes vermelhos com dinheiro dentro, se atentando para não colocar valores múltiplos de quatro, pois este representa azar na cultura chinesa.

 

Envelopes vermelhos utilizados na cultura chinesa.

 

Carácter de dupla felicidade  囍

Esse carácter chinês está presente na maioria dos envelopes vermelhos e também na decoração do casamento. Ele representa o desejo de felicidade ao casal. Mesmo com os convites sendo enviados, em sua maioria, por e-mail hoje em dia, esses e-mails ainda contêm esse carácter, mantendo as tradições da cultura chinesa.

 

casamento

 

Álbum de fotografia

É comum que os noivos façam um álbum de fotos do seu casamento antes da celebração. As fotos são tiradas em pontos turísticos da cidade e são mostradas durante o café da manhã do casamento, como as “retrospectivas” que fazemos nas festas brasileiras.

Decoração

O simbolismo das coisas é muito valorizado na cultura chinesa, e essa preocupação segue nas decorações de seus casamentos.

A decoração dos casamentos chineses tem como fator essencial o uso das cores de acordo com seus respectivos significados. Vermelho é a cor principal, e representa lealdade, honra, fertilidade, amor e é a cor mais importante na cultura chinesa. O dourado (também muito presente na cultura chinesa) representa a riqueza e fortuna. O branco, tão utilizado nos casamentos ocidentais, não é utilizado no casamento chinês pois representa os funerais. A maioria das cores escuras são evitadas pois não são consideradas “sortudas”.

O carácter da dupla felicidade se mostra pendurado em paredes, portas e janelas. Flores são muito usadas nas decorações, de acordo com seus significados. As mais usadas são os lírios, que representam uma feliz união por cem anos.  As orquídeas simbolizam o casal feliz, saúde e fortuna.

Vestidos

O vestido tradicional utilizado pelas noivas é o qipao. Apesar disso, o uso de vestidos de casamento ocidentais tem se tornado cada vez mais comum. É comum que as noivas mudem de vestido algumas vezes ao longo da celebração.

 

casamento
Qipao, vestido tradicional chinês utilizado por noivas.

Álcool e cigarro

A bebida a base de arroz, baiju, é servida pelo noivo aos convidados, que são recebidos na celebração com doses da bebida. Os convidados homens devem beber baiju com o noivo como forma de tradição e cortesia. Além do álcool, é costume que se fume muito nesse tipo de comemoração. Bandejas com cigarro são colocadas na entrada do casamento e em alguns lugares da festa, sendo oferecidos aos convidados.

Outra tradição é a entrega de lembrancinhas quando o casal se despede dos convidados que foram ao seu casamento. Receber presentinhos como fotos do casal ou doces é comum.

 

Acompanhe nosso blog para mais artigos sobre a China e a cultura chinesa.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *