O universo dos filmes chineses é distante e desconhecido pela maioria dos ocidentais. Esse desconhecimento gera um preconceito que dificulta ainda mais esse primeiro contato. Conhecer artes de diferentes países contribui para a compreensão da cultura, das tradições e da leitura que aquele povo faz da realidade. Além disso, as diferenças de estilo e produção tornam o filme muito interessante para nós acostumados à moda de Hollywood.

As animações com temática chinesa como Mulan ou Kung Fu Panda são bem aceitos pelo público ocidental. Assim como o mais recente “Karate Kid” que retrata o país, seus hábitos e até mesmo o mandarim. Em Mulan, por exemplo, vemos a tradição da casamenteira, o hábito dos chineses de terem insetos como animais de estimação e também músicas tradicionais. Os filmes chineses podem ser um grande aliado aos interessados a aprender um pouco mais sobre essa cultura ou aos que estão se preparando para passar um tempo do outro lado do mundo e não fazem ideia do que vão encontrar.

 

Artes Marciais

Os filmes asiáticos são conhecidos em todo o mundo por retratarem as artes marciais da região, como Kung Fu e Caratê, o que rende cenas emocionantes ao cinema. Filmes como “O Tigre e o Dragão”, “Batalha de Honra”, a famosa sequência “O Grande Mestre” e, é claro, “A Fúria do Dragão”, com Bruce Lee.

Cidade proibida

Muitas séries e filmes chineses se passam dentro da cidade proibida, lar do imperador, localizada na capital chinesa, Pequim.  O movimento das concubinas, dos eunucos, dos políticos e de todo o cenário imperial chinês é fascinante e misterioso, o que atrai a curiosidade. A série “Imperatrizes do Palácio” é um exemplo perfeito desse tipo de história. As cenas nos grandes jardins, os romances típicos da cultura chinesa e o poder formam uma combinação perfeita para fortes emoções.

Melhores filmes chineses da Netflix

Segundo o canal Pula Muralha, feito por uma chinesa morando no Brasil, os melhores filmes chineses para irmos além da cultura do Kung Fu.

– Kung-fusão: Um clássico, é adorado por chineses e brasileiros.

– So Young: Filme recente (2013), mostra a vida universitária e é bem avaliado em sites chineses.

– Competição de Shanghai: Um filme polêmico, mostra uma face diferente dos outros filmes chineses.

– Salvando o general Yang: Filme de 2013 que mostra a jornada de heróis de guerra verídicos da história chinesa.

Além dos filmes diferentes do que estamos acostumados, ir ao cinema na China pode ser uma experiência muito legal. A maioria deles fica em prédios enormes que mais pareces grandes shoppings e o passeio por si é uma ótima ideia para um dia de semana tranquilo. O cinema retrata a cultura do país e (mesmo que você não entenda nada do filme) ir ao cinema em países estrangeiros é uma experiência muito interessante.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *