O império chinês teve seu início mais de 200 anos antes do nascimento de Cristo, em 221 a.C. , totalizando mais de 2.200 anos de história de uma civilização. É fato conhecido que a China é um país de proporções imensas, tanto em território quanto em população e história. Hoje a China é o país com a maior população do mundo, o que envolve grandes índices de consumo de alimentos e bens de consumo (como roupas e eletrodomésticos), gerando comparações incríveis. Entenda com esse artigo o real tamanho da China!

 

População

O nosso primeiro número não poderia ser outro que não a população, né? A China é o país com o maior número de habitantes, totalizando hoje 1.433.783.686 pessoas segundo a ONU em 2019. Em comparação, o Brasil hoje possui 209,3 milhões de pessoas, os Estados Unidos possuem 327,2 milhões e a Rússia, com todo aquele tamanho, apenas 144,5 milhões de pessoas. A densidade populacional é de 136 pessoas por km² e 18,5% das pessoas do mundo moram na China. Com essa densidade populacional baixa podemos analisar que a China com certeza tem aglomerados populacionais nas grandes cidades, mas que não é um país muito “cheio” como Singapura, onde são cerca de 7.500 pessoas por km².

O ranking de países mais populoso é liderado pela China, seguido pela Índia, o que faz com o sudeste asiático seja a região mais populosa do planeta. Em terceiro lugar está os Estados Unidos , em quarto a Indonésia e em quinto o Brasil.

 

Território

Com 9.596.961 km² a China é o terceiro país com maior território do mundo, sem contar as RAEs (Regiões Administrativas Especiais) Hong Kong e Macau. A China tem um território tão grande que faz fronteira com 15 países! São eles: Rússia, Coreia do Norte, Afeganistão, Índia, Paquistão, Vietnã, Myanmar, Butão, Nepal, Tadjiquistão, Quirguistão, Mongólia, Laos, Myanmar e Cazaquistão.

 

Outros números

A idade média dos chineses é de 37 anos, o que é visível na abundância de mão de obra. A China atingiu 1 bilhão de habitantes em 1980, período de grande pobreza para o país. A população urbana da China cresceu muito, hoje é de quase 60%, o que nos mostra que ainda existe uma porção grande de população em áreas rurais.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *