A nova tecnologia de conexão super rápida com a internet começou a ser experimentada na China no fim do ano passado. Essa nova tecnologia de internet sem fio vem carregada de promessas de realidade virtual, telemedicina e outros termos futuristas. A tecnologia 5G é 100 vezes mais rápida do que a velocidade de internet com a qual estamos acostumados. Diversos campos da sociedade vão ser afetados por uma tecnologia tão revolucionária quanto esta. Indústria como as de ensino à distância vão poder levar sua experiência de aulas a um novo patamar. 

 

Medicina Remota

Operações delicadas e complicadas como cirurgias podem ser realizadas remotamente, o que amplia o acesso a elas para diversos lugares longe de centros urbanos pelo mundo. Esta tecnologia permite o atendimento de especialistas mesmo se o paciente está do outro lado do mundo. Outros tipos de atendimentos aumentam – e muito – a chance de sobrevivência do paciente quando, por exemplo, quando um paciente fatal está em uma ambulância, o tratamento do médico já pode começar dentro do automóvel de transporte, em vez de ter que esperar sua chegada no pronto-socorro.

 

Carros auto-dirigíveis

Motoristas são coisa do passado numa sociedade futurista movida à 5G. Com a rápida transferência de dados aliada à tecnologia GPS, será possível controlar automóveis remotos facilmente. Os carros poderão estabelecer comunicação entre si (como em uma rede de carros) ou se comunicar diretamente com uma central controladora.

 

Experiência em games e VR

Absolutamente tudo é possível com a tecnologia de realidade virtual (ou VR). Os dados do 5G transferem-se tão rápido que é possível criar experiências extremamente realistas em segundos, o que anima os criadores de games em todo o mercado.

 

Vídeo-conferência em outro nível

A experiência de realizar vídeo-conferências com pessoas distantes fisicamente será finalmente infalível. Este tipo de conexão terá uma nova realidade e será como se a pessoa estivesse realmente lá. Sem atrasos de áudio ou imagem e outros bug de conexão, a vídeo-conferência trará novas possibilidades. Será possível realizar coisas antes inimagináveis, como ensaiar uma banda com cada integrante em um local.

 

E-commerce diferente

Com uma experiência de realidade virtual aumentada, o processo de venda de produtos online ganha um novo rumo.Os cliente agora podem, por exemplo, experimentar roupas e sentir –  muito realisticamente – o material daquele produto. Elementos da realidade virtual aqui são utilizados para otimizar a experiência do consumidor.

Drones

Essa tecnologia já é vista com cautela por diversos governos internacionais devido à sua imensa capacidade de alcance. Os drones com a tecnologia 5G terão capacidade de enviar vídeos de alta definição em tempo recorde, assim como responder a controles remotos mais precisamente. É possível que serviços como segurança por vídeo, delivery de encomendas e outros serão feito através de drones.

 

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *