O hashi é símbolo cultural e histórico de diversas civilizações asiáticas. Assim como na cultura japonesa, a utilização dos hashis na comida chinesa devem seguir regras que demonstram respeito. Sua utilização pode nos dizer muito sobre a cultura de um determinado povo, assim como comer com talheres pode dizer muito sobre a cultura ocidental, principalmente em relação à maneira de alimentar-se.

Diferentes kuài zi pela Ásia.

Muitos países asiáticos compartilham o uso dos pauzinhos na hora de comer, cada qual com suas regras de etiqueta. Uitlizar os hashis de maneira incorreta pode demonstrar desrespeito ao seu anfitrião ou à cultura em geral. Portanto, é importante se atentar às regras de etiqueta para utilização do hashi!

 

1. Mantenha-os juntos

Ao colocar os pauzinhos na mesa, mantenha-os juntos ao lado da sua tigela ou prato. Normalmente, existe uma área designada para isso ou você receberá um “bloquinho” para apoiá-los enquanto não está utilizando.Nunca os deixe em cruz, isso é sinal de negação à bondade de seu anfitrião ou ainda de não gostar dele.

2. Não passe comida

Os chineses utilizam os pauzinhos também para cozinhar e servir a comida. Quando for passar comida ou servir alguém, não sirva-o com seus hashis, ofereça a tigela para que a pessoa se sirva com seus próprios hashis. Nunca receba comida com seus próprios pauzinhos, isso se assemelha a um ritual funerário onde os ossos do ente querido é passado pela família utilizando-se kuài zis.

3. Não brinque com eles

É necessário entender que os kuài zis têm grande significado para cultura chinesa e, por isso, é inadmissível usá-los para “brincadeiras”.  Além disso, bater os pauzinhos no prato é associado ao ato de implorar.

4. Sempre deixe os pauzinhos angulados

Ou seja, não aponte os kuài zis para a pessoa em sua frente. Sempre os mantenha inclinados ou virados em horizontal.

5. Não selecione a comida

Ficar mexendo na comida buscando por seus vegetais ou pedaços de carne preferido é considerado falta de respeito. Isso dá aos outros convidados a impressão de que você os está deixando comida rejeitada.

6. Nunca enfie o kuài zi na comida

Quando estiver satisfeito, não enfie o kuà zi na sua comida. Fazer isso traz aos chineses lembranças de morte, já que incensos nesta posição sao utilizados para prestar respeito aos mortos.

7. Não mexa em outra coisa que não a comida

Ao passar um guardanapo ou um tempero para alguém, não utiliza os pauzinhos. Como visto na regra 2, ao passar comida, ofereça a tigela ou o prato, e não passe com o kuài zi.

No, Chinese Food Does Not Lead to Coronavirus as Whatsapp Rumors ...

8. Não segure o kuàzi com a boca

Quando for utilizar as mãos e não conseguir segurar o kuàzi ao mesmo tempo, ão os segure com a boca e sim os coloque sobre a mesa.

9.  Não deixe o kuài zi cair

Evite ao máximo qualquer acidente que possa levar seu kuài zi a cair no chão. Na cultura chinesa, os falecidos membros da família moram embaixo do chão e o barulho de um kuài zi caindo pode acordá-los de um doce sonho. 

10. Se atente ao comprimento

É possível encontrar kuài zi de todos os comprimentos, mas o tradicional chnês tem 25 cm de comprimento. Se o kuài zi oferecido a você for de um comprimento muito diferente, peça para trocá-los. Utilizar os pauzinhos de tamanho errado pode trazer azar.

 

Por Mariana Madrigali

Fonte: China Educational Tour

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *