Hoje vamos dedicar um post especial para o animal que representa o Gigante Asiático: o urso panda. Claro que, na mitologia chinesa, há espaço especial para o tigre e para animais fictícios como o dragão, mas, de fato, não há nenhum animal que simbolize melhor o país do que o urso panda, que, portanto, acaba sendo o protagonista na representação nacional. O panda é o animal preferido dos chineses e um dos mais amados pela humanidade.

 

Urso panda se alimentando

O simbolismo do urso panda

O panda é um símbolo de gentileza e força. Os significados gerais associados a esse animal são:

  • Força gentil;
  • Paz;
  • Boa sorte e visão positiva da vida;
  • Conexão com a sabedoria oriental.

 

O simbolismo do panda também inclui qualidades pessoais e espirituais, tais como:

  • Integração dos aspectos polarizados de si mesmo, tais como as energias masculina e feminina;
  • Energia provinda do coração;
  • Habilidade de nutrição;
  • Importância das emoções;
  • Determinação calma e habilidade de levar o tempo necessário para alcançar as metas (e depois dobrá-las);
  • Importância do espaço privado e laços pessoais.

O espírito do Panda nos lembra da importância de estabelecer laços pessoais fortes para que possamos nos sentirmos tranquilos e seguros no mundo. Esse animal vive solitário durante a maior parte de sua existência. A mensagem de sabedoria do panda também enfatiza a importância de se sentir seguro consigo mesmo, quer esteja sozinho, quer esteja acompanhado. A sabedoria do Panda nos ensina a nos movermos através da vida calmamente e com determinação. Na cultural oriental, esse animal é símbolo de paz e resolução harmoniosa de conflitos.

 

Características do Urso Panda

 

Panda escondido

 

Da xiong mao (大熊猫), o nome em chinês para o panda, significa grande urso-gato. Pode ser chamado também de huaxiong (urso de faixa), maoxiong (urso felino) ou xiongmao (gato ursino). Registros históricos de 3000 anos (“O Livro de História e o Livro de Canções”, a coleção mais antiga da poesia chinesa), mencionam-o sob o nome de pi e pixiu. A palavra panda significa algo parecido com “comedor de bambu”. O panda-gigante é um mamífero de cor preto e branco que normalmente come bambu (folhas), mas é onívoro e é pertencente à família Ursidae endêmico. A pelagem é grossa e lanosa para suportar as baixas temperaturas no ambiente subalpino em que vive. As manchas oculares, membros, orelhas e uma faixa que atravessa os ombros são negras. O focinho é curto, lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca é característica e o jeito pacífico e bondoso o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade.

Extremamente dócil e tímido, só pode atacar o homem se ficar extremamente irritado. Os ursos panda podem ter até 70 cm de altura, comprimento de até 150 cm, pesam de 75 a 160 kg. O panda-gigante está confinado ao centro-sul da China. Sua distribuição atual consiste em seis áreas montanhosas isoladas nas províncias de Gansu, Shaanxi e Sichuan. Os pandas habitam as florestas temperadas montanhosas com densos bambuzais, principalmente do gênero Sinarundinaria, entre altitudes de 1 200 a 4 100 metros de altitude. Em 2016 existiam cerca de 2200 pandas, dos quais 400 estão em cativeiro, incluindo jardins zoológicos.  

 

Reprodução e risco de extinção

 

Filhotinhos de panda

 

Os ursos panda se reproduzem muito pouco. As mães têm no máximo 2 filhotes por ninhada após longa gestação de até 163 dias e um desmame de até 9 meses. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe opta por criar um único filhote (um dos filhotes é rejeitado e abandonado à morte). O desmame dá-se com um ano de idade, mas o panda já é capaz de ingerir o bambu em pequenas quantidades desde os seis meses. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais. E os ursos panda demoram para começar a vida sexual. A maturidade só chega por volta dos 5 a 6 anos de idade, considerando que vivem em média 13 anos em habitat natural e no máximo 34 em cativeiro.

Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem acasalar naturalmente. Apenas 30% das fêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual. Não bastasse tudo isso, ainda, o comportamento dos animais impede que sejam férteis e reprodutores. Os pandas gigantes são solitários. Machos e fêmeas só se encontram durante a estação da primavera, para acasalamento. Dadas essas características, além da destruição de seu ambiente natural, compreende-se por que o querido animal corre risco de extinção.

Os chineses realizam intensos esforços para preservar o urso panda e evitar a extinção da espécie. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados porque estavam portando peles de panda. A partir de 1997 passou-se a punir os infratores com uma pena de 20 anos de prisão. O ano de 2005 foi considerado um grande ano para os projetos em criação da espécie em cativeiro. 25 filhotes nascidos em zoológicos e centros de reprodução sobreviveram. Em 2004, foram 9 os filhotes sobreviventes. Em 2016 o panda-gigante foi reclassificado na lista vermelha da IUCN como uma espécie vulnerável e não mais ameaçada por causa do aumento da população e dos esforços de conservação.  

A Reserva dos Pandas Gigantes

 

Panda em Chengdu
Chengdu: a cidade dos pandas gigantes.

Giant Panda Breeding Research Base é uma reserva florestal em Chengdu destinada a criação, conservação, reabilitação e reprodução dos famosos ursos pandas gigantes da China. A reserva foi criada por ambientalistas chineses com o intuito de preservar a espécie do urso panda, evitando suas possibilidades e condições de extinção absoluta. A reserva foi fundamental para retirar o urso panda da lista de animais considerados sob risco de extinção. O melhor de tudo é que a base florestal fica aberta para turistas!

Você pode realizar diversas tarefas no local, observar pandas de longe em simulações de seus habitats natural e, inclusive, segurar um panda filhote em suas mãos! Caso prefira, também, pode vê-los brincando em playgrounds. O ambiente é repleto de quiosques e você pode passar o dia inteiro lá. Temos um post exclusivo sobre Chengdu (ou a Cidade dos Pandas Gigantes). Clique aqui e leia mais sobre!   

Ficou interessado em conhecer de perto um urso panda? Não perca a oportunidade. Aproveite! Com a China Vistos você pode. Entre em contato conosco e obtenha logo seu visto.

 

Por Rafael Queiroz Alves

Fontes: Viver Natural, China na Minha Vida, Wikipedia, China Vistos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *