Sabemos que a China é o país mais populoso do planeta e que isso certamente afeta a quantidade de carros e o trânsito, não é mesmo? Então que tal saber mais sobre o trânsito na China? Confira abaixo!
Trânsito na China
O sistema de trânsito na China não distingue-se muito do sistema brasileiro. Basta estudar algumas sinalizações e o condutor consegue se virar no trânsito chinês. Além disso, o idioma inglês é muito usado nas ruas chinesas. Leia abaixo algumas dicas, regras e instruções de transporte público.
- O lado do veículo na pista e a posição do volante dentro veículo são os mesmos que no Brasil.
- Assim como no Brasil, os chineses precisam de uma carteira de motorista. Para consegui-la, o cidadão deve passar por 4 fases entre provas teóricas e práticas. O exame é, em comparação com o exame do Brasil, muito rigoroso. Além disso, vale lembrar que a Licença internacional de Condutor não é aceita no trânsito na China.
- As sinalizações, tanto em semáforos quanto em placas sinalizadoras, são semelhantes ao sistema de trânsito do Brasil.
- Algo que difere do trânsito brasileiro é a questão do seguro de carro, pois o transporte na China exige obrigatoriamente a posse de um seguro para o veículo.
- As punições para condutores embriagados são severas, com multas entre 2000 yuans e 5000 yuans. Além disso, as suspensões da carteira de motorista variam de 15 dias a 5 anos.
Dicas para turistas no transporte na China
- Sempre ande no lado direito na faixa de pedestre e lembre-se de ter um cuidado extra na hora de atravessar cruzamentos, especialmente de vias de trânsito rápido. Esse cuidado torna-se necessário pois não são todos os condutores, tanto de carros quanto de motos, que respeitam a preferência dos pedestres. Portanto, mesmo que o veículo não estiver sinalizando, pense bem antes de atravessar a rua.
- Em cruzamentos movimentados pode não haver semáforos, portanto, ao se deparar com esse caso, lembre-se de olhar para ambos os lados, sempre com cautela e devagar.
- Em muitas cidades, principalmente cidades grandes como Pequim e Shanghai, é normal a existência de ciclovias e o uso de bicicletas é bem incentivado, tanto pela otimização do espaço, quanto pela sustentabilidade ambiental. Contanto, é aconselhável a cautela de ciclistas em cruzamentos, pois nem todos condutores dão preferência aos ciclistas.
Pegando o metrô
O sistema de metrô não difere do sistema de metrô brasileiro, especialmente de São Paulo. Além disso, há uma sinalização por áudio e escrita com o idioma local e com o idioma inglês. É aconselhável o uso do metrô para turistas, devido a modernização e ao bom estado do sistema de metrô chinês. A modernização desse sistema facilita a compra de bilhetes com máquinas que aceitam cartões e máquinas. Além disso, não se assuste caso haja detectores de metais nas estações de metrô na China.
Pegando o ônibus
Não há segredos para o uso do ônibus na China – não há cobrador dentro do ônibus, apenas uma caixinha onde deve-se depositar o dinheiro ou uma máquina para o cartão de transporte público. Além disso, há indicação por voz e no idioma inglês para cada parada.
Gostou das dicas e não vê a hora de visitar a China? Você pode conhecer melhor o gigante asiático pessoalmente com a ajuda da China Vistos, basta entrar em contato e conhecer nossos serviços.
Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!
Por Leonardo Souza Silveira
Fontes: viatrolebus; mobilize; Topchinatravel; ChinaLinkTraading