A China Vistos, como sempre, apresenta diversas regiões e pontos turísticos da China a você, leitor. Fornecendo informações interessantes junto com sugestões de locais para visitar, você pode conhecer cada vez mais o gigante asiático. Hoje vamos falar sobre Tianjin: uma das maiores e mais importantes cidades da China. É a cidade que combina tradição com modernização. Vamos apresentar a cidade e seus pontos turísticos mais importantes.
Tianjin: conheça a cidade
Tianjin é uma das quatro cidades-município da China, assim como Pequim, Shanghai e Chongqing. É uma cidade que não pertence a província alguma, mas é regida e tratada como tal. A cidade, assim como diversas de suas metrópoles recentes, é dividida: contém uma parte moderna e outra tradicional. Desse modo, uma parte é reservada para conservar patrimônios culturais e naturais e a outra fica sujeita às transformações territoriais voltadas à modernização, contendo pólos industriais, financeiros e comerciais. Trata-se de uma maneira de conciliar a necessidade de preservar monumentos históricos com a de progredir, crescer e evoluir tecnologicamente.
A região industrial propicia crescimento econômico de mais de 30% por ano. É um dos maiores pilares para indústria de alta-tecnologia e telecomunicações na China.
Analisando a geografia de Tianjin, pode-se dizer que é a sexta cidade mais populosa da China, contando com mais de 12 milhões de habitantes no total, ficando atrás de Shanghai, Pequim, Hong Kong, Guangzhou e Shenzhen. A cidade faz divisa com Hebei e Pequim, está localizada ao longo do Rio Hai e está conectada com os dois rios mais importantes do país: Huang Ho e Yang-Tsé.
Quanto à história, um fator marcante da cidade é seu aspecto ocidental. No começo do século XX, como resultado da derrota da China contra a coalizão de potências na Segunda Guerra do Ópio, diversas concessões do local foram feitas a países da Europa (Itália, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Império Austro-Húngaro, Alemanha e França), aos Estados Unidos e ao Japão. Foram cedidas diversas frações do território da cidade para que fosse realizada uma abertura comercial ao estrangeiro. A iniciativa foi provisória e, logo, com o advento da Revolução Chinesa em 1949, o processo comercial por ela ocasionado foi interrompido. Entretanto, ainda assim, a presença estrangeira em Tianjin por um pequeno período já bastou para que influenciasse a cidade até os dias de hoje, tanto em sua arquitetura como em sua população e cultura.
O Olho de Tianjin
O impressionante Olho de Tianjin (chamado comumente de Tianjin Eye, em inglês, inclusive por turistas brasileiros), que é majestosamente iluminado com muitas cores à noite, é uma impressionante roda gigante com 120 metros de altura. Trata-se de um ponto turístico excepcional e obrigatório para você que vai visitar Tianjin. Possivelmente este é o maior local e o ponto mais turístico da cidade.
Ao completar uma volta, você tem uma vista incrível de toda a cidade. As melhores vistas são à noite, quando toda a cidade está iluminada com luzes acesas das casas, apartamentos, empresas, lojas, etc.
A roda é tão alta que as visões propiciadas por ela são incríveis e, então, definitivamente, vale a pena enfrentar uma multidão para dar uma volta nela. Os “carrinhos” que compõem a roda comportam muitas pessoas e, por isso, você vai ter que compartilhá-las. Prepare-se para socializar e se surpreender em grupo. As voltam duram cerca de meia hora e garantem uma experiência espetacular!
A Grande Muralha está em Tianjin
Sim, é possível visitar a Grande Muralha através de Tianjin! E o melhor: a Muralha é muito menos movimentada a partir deste ponto. Se você quiser andar por uma parte mais calma e tranquila da Muralha, realmente ligada às raízes nacionais da China, ao contrário de Pequim, que pode te propiciar uma experiência agitada, turbulenta e multicultural, sua melhor opção é visitá-la por meio de locais alternativos. Um desses locais é Tianjin.
Italian Style Street
A Italian Style Street (ou Rua de Estilo Italiano, que é chamada em inglês mesmo por turistas de todo o globo) é uma grande vila ocidentalizada e repleta de bares, restaurantes, cafés, sorveterias, etc. Apesar do nome ser baseado em seu aspecto italiano, a rua abriga estabelecimentos que representam diversas nacionalidades. Na vila você encontrará restaurantes franceses, até alemães e italianos mesmo.
Esta rua é fruto do processo histórico mencionado acima, no primeiro tópico do texto, em que foram feitas diversas “concessões territoriais” em Tianjin. Cada pedaço do centro da cidade recebeu uma arquitetura específica, e a parte italiana se tornou especialmente atrativa para turistas por estar bem preservada e ficar em um local privilegiado.
A Italian Style Street é sua opção ideal para fugir um pouco da culinária e dos temperos tradicionais da China. A vila possibilita um contato com a comida ocidental. No entanto, não se engane: não é porque a rua é ocidentalizada e foi criada por intervenções estrangeiras que você será atendido por um ocidental; muito pelo contrário, você será atendido sempre por um chinês que pouco fala inglês. Mas não se preocupe. Este é um dos mais famosos pontos turísticos de Tianjin. Você com certeza vai ser bem atendido e os chineses vão se esforçar para te compreender.
Vale a pena passear pela vila. O ritmo noturno promete agradar quem quiser se divertir num fim de semana.
Gostou de conhecer Tianjin? Agora que você conhece a cidade-município e seus pontos turísticos; parta logo para a China! Você já sabe o que visitar! Entre em contato com a China Vistos e prepare-se para embarcar em uma viagem inesquecível para esse país fascinante.
Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!
Por Rafael Queiroz Alves
Fontes: Trip Advisor, The Economic Observer, Governo Chinês, Blog ChinaTur