A China Vistos, além de te apresentar os melhores pontos turísticos, também sempre fornece curiosidades sobre o gigante asiático. Hoje vamos aprender um pouco sobre a história do Gigante Asiático para nos familiarizarmos melhor com o país. Conhecendo melhor a China, sua visita ao país será melhor ainda! O assunto de hoje será a respeito de uma ideia que vem representando de maneira adequadíssima o sucesso e a riqueza da maior economia do mundo: o Sonho Chinês.

 

sonho chines
Ilustração que representa o Sonho Chinês e a liderança de Xi Jinping

 

História

O antigo Sonho Chinês

O primeiro registro da frase se deu no período em que a Dinastia Song (960-1279) foi subjugada pelo povo mongol. Os Mongóis, comandados por Genghis Khan e depois por Kublai Khan, ocuparam o país em 1279. Antes disso, os mongóis já tinham conquistado o Norte da China, acabando com a dinastia Jin em 1234.

Zheng Sixiao (1241 – 1318), um artista patriota que viveu durante o período em que a Dinastia Song foi derrotada, escreveu sobre os eventos se referindo à decadência da China e clamando por um “Sonho Chinês”. A partir disso surgiram várias ideias voltadas à salvação da China e também uma enorme variedade de situações em que a frase foi utilizada. No entanto, alguns historiadores dizem que outros períodos também levaram à necessidade de lembrar da ideia de “renascimento chinês”. Outros chineses, ao longo de períodos que antecederam a Dinastia Song, também expressavam a necessidade de recuperação de crises e de restabelecimento de um posto de liderança internacional, mas o faziam usando outras palavras.

A ideia de um renascimento chinês foi novamente popularizada por líderes políticos e intelectuais ao longo do último século. Hoje, está normalmente associada ao atual presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping.

O novo Sonho Chinês

Xi mencionou pela primeira vez o termo “o Sonho Chinês” durante sua visita a uma exposição no Museu Nacional da China em novembro de 2012, pouco depois de se tornar líder do Partido Comunista Chinês. Xi disse que o Sonho Chinês é o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

Então, em 2013 Xi detalhou seus pensamentos sobre o Sonho Chinês em seu primeiro discurso público como o recém-eleito presidente da China. “O Sonho Chinês é o sonho de toda a nação, assim como de todos os indivíduos”, disse ele. “O sonho chinês, afinal de contas, é o sonho do povo (…) Devemos perceber isso de perto dependendo das pessoas, e devemos incessantemente trazer benefícios para as pessoas”.

De acordo com as palavras de Xi Jinping,

“O Sonho Chinês, acima de tudo, é o sonho do povo. Nós devemos realizá-lo dependendo proximamente das pessoas. Nós devemos incessantemente trazer benefícios para o povo.

Realizar o grande renascimento da nação chinesa é o grande sonho da nação chinesa na história moderna.”

Campanha publicitária

 

sonho chines
Anúncio publicitário do Sonho Chinês em Pequim

 

Depois do famoso discurso de Xi, o Sonho Chinês entrou no discurso diário do governo e da população graças, em grande parte, às campanhas publicitárias do governo. Havia, no momento, inúmeros discursos, concursos, competições de redação, conferências acadêmicas e programas de TV que tinham o Sonho Chinês como tema central. Se houvesse um concurso para a frase chinesa mais popular em 2013, “Sonhos Chinês” provavelmente teria ganho.

Além da publicidade nacional, há outras razões pelas quais o Sonho Chinês se tornou uma expressão familiar. É muito menos vago do que os Pensamentos de Mao Zedong, as Teorias de Deng Xiaoping, as Três Representações de Jiang Zemin ou a Sociedade Harmoniosa de Hu Jintao; é um termo que pode ser entendido por qualquer chinês. Além disso, quem não tem sonhos? Assim, facilmente ressoa com o povo chinês. Finalmente, Xi prometeu realizar o sonho dependendo das pessoas e trazendo mais benefícios para elas. Dessa forma, o sonho de Xi, pelo menos em sua forma retórica, é um sonho pelo povo, do povo e para o povo.

 

Slogan do governo chinês

 

O Sonho Chinês é o slogan do atual governo
Trabalhadores chineses passando em frente a uma propaganda do Sonho Chinês

 

Os presidentes chineses costumam possuir frases que utilizam como slogan. Essas frases servem para representar a face do governo e um fator fundamental através do qual as características que o definem virão. Esses slogans são frequentemente vistos como alguma coisa que define seu objetivo e sua tentativa de deixar registrada uma página gloriosa na história. De maneira similar, aqui, no Brasil, nós tivemos as frases “Brasil, um país de todos” e “Brasil, pátria educadora”, que eram os slogans dos governos petistas e, hoje, “Ordem e Progresso”. E nos EUA, com Obama, o slogan era “Yes, We Can” e agora, com Trump, “Make America Great Again”.

O ex-presidente Jiang Zemin tinha a “Teoria das Três Representações”; o outro ex-presidente, antecessor de Xi, Hu Jintao, tinha as frases “Sociedade Harmoniosa” e “Conceito científico de Desenvolvimento”; agora, Xi Jinping utiliza as frases “Sonho Chinês” e “Renascimento Chinês”.

 

O que as propagandas do Sonho Chinês representam?

 

Propagandas do Sonho Chinês

 

Os cartazes de propaganda têm uma longa tradição na República Popular da China, começando com pôsteres nos anos 50 que celebravam a Revolução. Os pôsteres do Sonho Chinês mantêm essa tradição. A diferença é que, enquanto os antigos cartazes se baseavam em valores comunistas, os novos os substituem por valores vindos de tradições chinesas pré-comunistas – recorrendo à arte folclórica tradicional, como recortes de papel, xilogravuras e estatuetas de barro para ilustrar suas mensagens. Esta é uma redefinição da visão do Estado de uma utopia marxista para uma nação confucionista, centrada na família, definida por uma vida tranquila de respeito aos idosos e com perspectiva de economizar para o futuro.

A arte dos cartazes é realizada por instituições de arte folclórica bem conhecidas, como as oficinas de impressão de blocos de madeira de Yangliuqing, as pinturas de Wuyang e as obras do artista Feng Zikai. Quase toda a arte usada nos cartazes, com suas representações de roupas e símbolos tradicionais, antigamente era rejeitada pelo governo revolucionário porque era pertencente ao passado pré-comunista da China. Agora, essas tradições estéticas são um baluarte que legitima a política chinesa contemporânea e tem reflexos na agenda do governo.

Para além de ilustrações folclóricas, a promoção da ideia começou a ser feita por vias modernas também. Foi feito até mesmo um rap para promover o Sonho Chinês. Embora seja intitulado “The Four Comprehensives Rap”, que diz respeito aos “Quatros Objetivos Abrangentes” usados por Xi para definir sua doutrina política (os objetivos são: uma sociedade próspera, profundas reformas, a disciplina do Partido Comunista e governar segundo a lei), o vídeo se refere ao Sonho Chinês, que é citado na letra da música. Confira abaixo:

 

Reflexos na política

Reformas

 

Xi Jinping lidera a China com punho de ferro

 

Xi cumpriu o prometido principalmente em uma área, que é a corrupção – a questão mais urgente que a comunidade política chinesa enfrentava. Ele enfrentou a corrupção e, com isso, 20 altos funcionários – vice-ministros e acima – foram investigados e punidos em pouco mais de um ano.

Ele também assinou dois documentos – Oito Regulamentos e Seis Banimentos – que melhoraram significativamente a eficiência burocrática e reduziram drasticamente as despesas públicas em recepções, viagens ao exterior e compras de veículos. Considerando que a corrupção, antes da entrada de Xi ao poder, era um dos maiores obstáculos para a realização do Sonho Chinês, com punho de ferro o presidente já superou essa adversidade e abriu portas para que as pessoas atinjam seus objetivos por vias honestas.

 

Restaurando a Confiança

A China está se tornando econômica e militarmente muito mais poderosa e o chinês médio está vivendo uma vida muito melhor. Xi está realizando uma forte campanha para reduzir a pobreza na China e é a partir desta iniciativa que diversos projetos vêm sendo realizados atualmente com esta finalidade. Faz parte do Sonho Chinês o combate à pobreza e a melhoria dos padrões de vida da população. No entanto, antes disso, muitos chineses haviam perdido a fé na política e no futuro do país por causa do cenário que antecedeu a entrada de Xi ao poder. Uma China próspera e poderosa deveria ser uma terra de oportunidades para seu povo.

Assim, a articulação de Xi do sonho chinês e sua campanha contra a corrupção podem ser vistas como os primeiros passos da nova liderança chinesa para restaurar a confiança pública no partido e no governo. Até agora, suas políticas ganharam apoio entusiástico entre a maioria dos chineses, e Xi tornou-se indiscutivelmente o líder mais popular desde Deng Xiaoping.

Com imenso apoio popular no momento, o Presidente Xi deve iniciar reformas institucionais que capacitem cada chinês a ter sonhos e realizar esses sonhos. Estas reformas não vão só colocar a China em um caminho de desenvolvimento político e econômico sustentável, mas também permitirão que o povo chinês se orgulhe verdadeiramente do sonho chinês.

 

 

A China não para de crescer e isso se torna notável até mesmo pela agenda do governo e por sua ideologia oficial! Que tal aproveitar e dar uma passadinha pelas terras deste grandioso país? Com a ajuda da China Vistos você pode! Basta entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Fontes: CNN, Xinhua, South China Morning Post, The New York Review of Books

 

Rafael Queiroz Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *