É de conhecimento geral que a China possui inúmeras obras excepcionais construídas durante toda sua história antiga. Entretanto, são os engenheiros chineses contemporâneos que estão causando grande surpresa e admiração pelo mundo afora. Não é só a grandiosidade das construções, mas a rapidez e eficiência na engenharia chinesa. As inovações dos chineses claramente não estão apenas no mercado ou nos avanços tecnológicas, mas também nas técnicas empregadas no setor de construção chinês.
Essas novas obras-primas da engenharia chinesa, notáveis nas principais cidades chinesas como Pequim e Xangai, são admiráveis pela grandiosidade, pela singularidade, pelo exotismo ou até pela reprodução de obras já conhecidas que localizam-se em outros lugares do mundo. Confira algumas delas a seguir!
Duplitetura da engenharia chinesa: as cópias arquitetônicas na China
Para quem está em dúvida se viaja para China, saiba que o país mais populoso do mundo reproduziu alguns dos pontos turísticos do Velho Continente e da América. A engenharia chinesa traz, ao turista que viaja pela China, uma parte simbólica e concreta do mundo afora, como a Torre Eiffel, Stonehenge e a Casa Branca.
No entanto, se pontos turísticos não são o bastante, saiba que em Guandong uma cidade austríaca inteira foi construída, contendo até o Palácio de Versalhes. E para aqueles que acreditam que tais cidades são apenas destinos turísticos, saiba que, na realidade, são cidades residenciais, onde os moradores seguem uma vida normal como todos os outros chineses.
As cópias arquitetônicas da engenharia chinesa têm como objetivo centralizar a China culturalmente, e suas imitações mais famosas são a Torre Eiffel, localizada em Hangzhou, o Búfalo de Nova York, em Shanghai, Stonehenge, em Hefei, o Arco do Triunfo e a Casa Branca, ambos em Hubei.
Obras monumentais
Quando o assunto é exagero e grandeza no setor da engenharia civil, não há ninguém melhor que os chineses. Caso haja dúvidas, lembre-se que a Muralha da China pode ser vista do Espaço.
Sejam obras do próprio governo ou particulares, as construções fazem jus ao tamanho da economia chinesa. Seja na altura dos prédios ou no comprimentos de gigantescas pontes, conheça algumas das maiores construções da China, as quais demonstram o poder econômico chinês.
- Centro Global do Novo Século: localizado em Chengdu e com um custo de construção que ultrapassou os 2 bilhões de dólares, esse prédio possui aproximadamente 1,7 milhões de m², cerca de 240 Maracanãs. Essa obra da engenharia chinesa, que possui o titulo de maior edifício do mundo em extensão territorial, é multifuncional e abriga cinemas, escolas, dois hotéis 5 estrelas, templos religiosos e muito mais.
- Chineses e os maiores portos do planeta: dos 10 maiores portos do mundo, 7 encontram-se na China. Essas estruturas são parte do sucesso chinês no Comércio Exterior. O destaque vai para o Porto de Shanghai, conhecido como o porto mais ativo do mundo, e que também possui o título de maior porto do mundo.
- As pontes são mega-construções que necessitam de muito trabalho e recursos. Contudo, esses obstáculos não parecem tão grandes para a engenharia chinesa. Prova disso é o fato de que a maior ponte do planeta encontra-se na China. A Ponte de Danyang-Kunshan conecta duas grandes cidades do país: Shanghai e Nanjing. O comprimento dessa ponte é quase inacreditável, medindo 164 km. Além dessa ponte, é importante destacar que das 8 maiores pontes do mundo, 6 estão na China.
- Com 632 metros de altura, a torre de Shanghai só não recebe o título de torre mais alta do mundo devido à Burj Khalifa, nos Emirados Árabes. Outra elemento notável da engenharia chinesa que podemos encontrar nesta construção é o elevador, que tem o título de elevador mais rápido do mundo. Outras construções de medidas descomunais da China são: Ping An Finance Center, com 559 metros de altura; CTF Finance Centre, com 530 metros e Shanghai World Financial Center, com 492 metros.
- Outra “monstruosidade” da engenharia chinesa que está sendo construída é o novo aeroporto de Pequim. A obra é tão grande que os números falam por si só. A área ocupada é de 47 km² e com um custo superior a 12 bilhões de dólares, além de ter capacidade de acolher 100 milhões de pessoas.
Obras-primas da engenharia chinesa que merecem atenção
- Com a problemática da poluição do século XXI, a engenharia chinesa também preocupou-se com essa nocividade. Por isso, a China investiu nas “construções verdes”. Obras sustentáveis e que visam a diminuição da poluição do ar chinês. Além de ter o segundo maior arranha-céu do mundo, a China possui o arranha-céu ecológico mais alto do planeta, o Taipei 101. Os vidros desse prédio impedem a formação de ilhas de calor, além disso, o prédio trabalha na reciclagem de recursos e na reutilização de “águas cinzas”.
- A Casa de Ópera de Harbin possui uma arquitetura que muitos brasileiros lembrarão do estilo de Oscar Niemeyer, com uma fachada curvilínea. A ilha cultural Harbin traz essa obra-prima da engenharia chinesa como seu local mais emblemático. Com o hall de entrada feito de vidro e o teatro feito de madeira, a mistura de materiais bem trabalhados formam uma construção exuberante.
Ficou surpreso com todas essas maravilhas da engenharia chinesa? Pois saiba que a China Vistos pode te ajudar a conhecer essas construções exuberantes e outras atrações turísticas na China. Entre em contato conosco e programe-se!
Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!
Por Leonardo Souza Silveira
Fontes: Laughing Squid; Mega Curioso; G1; Exame; Opinião e Notícia; Civilização Engenharia; Space War