Esse magnífico sítio arqueológico fica na cidade de Xi’an, na província de Shaanxi, e atrai milhares de visitantes todos os anos. É ponto turístico imperdível pra quem se desloca até a China (seja a negócios ou lazer) pois representa toda a força do império chinês e da tradição da sociedade chinesa, que permanece fiel a seu território e costumes mesmo sendo uma das civilizações mais antigas do mundo. Conhecer o Exército de Terracota (ou os Guerreiros de Terracota) é conhecer a história da China ao vivo e a cores!

 

História

Este inacreditável sítio arqueológico descoberto apenas no século XX (em 1974) é, na verdade, o mausoléu do Imperador Qin Shi Huang. Ele era conhecido como o Primeiro Imperador da China unificada e faleceu em 210 a.C. Entre 210 e 209 a.C. foi enterrada a lendária arte funerária, feita de terracota, com o objetivo de proteger Qin Shi Huang. Conhecido como um tirano, participou das construções pioneiras da hoje conhecida Muralha da China.

 

 

Terracota, o material do qual é feito o gigante exército, é basicamente uma argila que vai ao forno, queimando a cerca de 900 ºC. É bastante utilizada na construção de telhas, vasos e tijolos e sua coloração natural é laranja amarronzado. Cerca de 700.000 trabalhadores e artesãos construíram a arte funerária, em um período de 38 anos. Os mais de 7.000 soldados foram encontrados divididos em três “trincheiras”, como vemos na imagem acima.

Alguns fatos curiosos: a face dos soldados foi baseada na face de soldados reais, sendo cada estátua, portanto, única. Além disso, dentre os soldados do exército estão presentes também os cavalos da cavalaria e as armas que carregam são verdadeiras, feitas de bronze. O mausoléu inteiro compõe um complexo com diversos cômodos e salas, e é cercado por uma muralha e portões. Alguns chineses têm medo da abertura da tumba pois acreditam que isso libertou o espírito do imperador tirano.

 

Como visitar

A maneira mais fácil de visitar o Museu dos Guerreiros de Terracota é através do transporte público de Xi’an, estando localizado à 43,4 km do centro da cidade. Os ônibus saem da estação Xian Railway Station e os bilhetes são comprados no próprio ônibus, que passa em intervalos de 30 minutos. A melhor linha para esse trajeto é a linha 5 (306). O bilhete custa em torno de CNY 10 por pessoa e a viagem dura 1 hora. Chegando lá, a entrada do museu varia entre 120 e 150 CNY, dependendo da temporada. As atrações na China tendem a ser mais baratas durante o inverno.

 

Entrada do museu. Fonte: Viagens e Vivências

 

Gostaria de conhecer este magnífico exército?

 

 

Por Mariana Madrigali

 

Fonte: China Link Trading e Viagens e Vivências

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *