Você sabe que a China não para de crescer, certo? Então naturalmente já deve ter visto por aí algumas unidades do Instituto Confúcio. Quem sabe não seja uma grande oportunidade para você aprender mandarim e fazer até um intercâmbio? Continue lendo e conheça melhor o Instituto.

 

instituto confucio
Instituto Confúcio nas universidades.

 

O que é o Instituto Confúcio?

O Instituto Confúcio é uma organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, cujo objetivo é promover a língua e a cultura da China, dar apoio ao ensino do mandarim e facilitar o intercâmbio cultural em todo o mundo. O Instituto Confúcio fornece cursos gratuitos de língua chinesa (mandarim) e distribui revistas bilíngues mundialmente (com artigos em chinês e, no caso do Brasil, ao mesmo tempo em português).

O nome do Instituto foi determinado por uma homenagem ao filósofo chinês Confúcio (551-479 a.C.) Em décadas recentes, o interesse pela cultura pré-moderna do país tem crescido na China, e a popularidade de Confúcio tem ressurgido. Confúcio é um símbolo da cultura chinesa.

O Instituto Confúcio foi criado em 2004 e é supervisionado pelo Departamento do Conselho Internacional de Língua Chinesa (chamado de Hanban). Os Institutos operam em cooperação com faculdades e universidades em todo o mundo, e o financiamento é compartilhado entre a Hanban e as instituições de acolhimento.

Em 2014 havia mais de 480 Institutos Confúcio em dezenas de países e em cinco continentes. O Ministério da Educação da China estima um aumento no interesse pela língua chinesa em todo o mundo e trabalha para expandir rapidamente o programa para atender a essa demanda. A Hanban pretende estabelecer mil Institutos Confúcio até 2020.

 

O Instituto Confúcio no Brasil

 

instituto confucio
Logo do Instituto Confúcio

 

O Instituto Confúcio pode ser comparado com organizações de promoção linguística e cultural, como o Instituto Pushkin, Instituto Camões, o British Council, a Alliance Française, a Società Dante Alighieri, o Instituto Cervantes, o Goethe-Institut, etc.

Muitas universidades de países lusófonos têm contrato firmado com o Instituto Confúcio. No Brasil, há Institutos Confúcio instalados em instituições de ensino superior públicas e privadas, nas cinco regiões do país: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

 

Instituto Confúcio na UNESP

 

Instituto Confúcio na UNESP

 

Uma das universidades que têm maior proximidade com o Instituto é a UNESP. O Instituto Confúcio chegou na UNESP como resultado de um convênio entre a universidade e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei. A missão é o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China e o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.

É oferecido o curso de língua chinesa gratuito com material aprovado pelo Ministério da Educação da China. A supervisão pedagógica é realizada pela Universidade de Hubei, China, que é parceira da UNESP neste projeto. Todos os profissionais são enviados pela Universidade de Hubei, selecionados e aprovados pela Matriz do Instituto Confúcio na China (Hanban), para garantir o mais elevado padrão de ensino, de acordo com as normas do Escritório Internacional para Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira do Ministério da Educação da China (Hanban). É oferecido também o laboratório de línguas e plantão de dúvidas, com agendamento individual, para o aprimoramento dos alunos. Também é disponibilizada uma de sala de leitura com variado acervo de livros, revistas, DVDs e material multimídia para consulta. São oferecidos cursos em português sobre a história da arte da China e sobre o ambiente de negócios, para empresas interessadas em conhecer o ambiente cultural, legal, político, econômico e tributário para realização de negócios na China.

Há unidades em Araraquara, Assis, Botucatu, Guaratinguetá, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e São Vicente.

O Instituto Confúcio em parceria com o Portal Universia também oferece o curso online de Língua Chinesa. Clique aqui, adquira e comece já o seu curso online de língua chinesa.

 

Intercâmbio na China

 

instituto confucio
Alunos da UNESP fazem intercâmbio com o Instituto Confúcio.

 

O Instituto Confúcio oferece bolsas de estudo na China. As bolsas são para cursos de 21 dias (curso de verão/inverno), 1 mês, 6 meses, um ano e dois anos, na Universidade de Hubei, Wuhan. As bolsas oferecidas pela sede do Instituto Confúcio na China cobrem mensalidades, despesas de moradia e ajuda de custo, restando para o aluno as despesas de deslocamento aéreo e taxas de viagens culturais, podendo haver alterações de acordo com os editais.

Para participar dos programas de intercâmbio do Instituto Confúcio na Unesp é necessário ser aluno regularmente matriculado nos cursos de língua chinesa e atender às exigências específicas de cada edital. Os editais para o Curso de Verão na China são divulgados a partir do mês de Maio e o curso acontece em Junho e Julho. Já as bolsas de estudo de 1 ano são divulgadas entre Março e Abril e o ano letivo começa no mês de Setembro.

Que tal aprender mandarim pelo Instituto Confúcio? Assim você pode ir à China. Mas antes obtenha seu visto com a ajuda da China Vistos. Basta entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Rafael Queiroz Alves

Fonte: Instituto Confúcio, Hanban, The Nation, The Diplomat, New Zealand Herald, Universidade de Waseda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *