Kim Jong-un e Xi Jinping, líder da Coreia do Norte e o presidente da China, respectivamente, têm encontro diplomático de importância histórica nesta semana. O presidente chinês chegou em Pyongyang neste dia 20 (quinta-feira) para sua primeira visita oficial a Coreia do Norte e foi recebido com entusiasmo por centenas de milhares de pessoas. A visita tem duração de dois dias e chama atenção da mídia internacional por sua relevância e raridade.

 

 

O objetivo chinês neste encontro é caminhar para a desnuclearização norte-coreana, assim como auxílios na questão econômica, mostrando que os antigos aliados ainda mantém uma relação de influência mútua.

 

Relação entre China e Coreia do Norte

Apesar de terem se encontrado quatro vezes em  diferentes ocasiões oficiais, há mais de 13 anos desde a última vez que um líder político chinês visitou Pyongyang, a capital norte-coreana. Xi Jinping afirmou que irá ajudar o regime norte-coreano com suas preocupações relacionadas a segurança, indicando um possível acordo de paz entre os dois.

Os dois países têm tido um relacionamento agitado nos últimos anos. O ápice do desentendimento foi quando a China se somou às sanções internacionais contra Pyongyang devido a seu programa nuclear, que teve início durante a guerra da Coreia em 1950. O líder Kim Jong-un defende uma diminuição gradativa de seu programa nuclear.

 

 

Na próxima semana Xi Jinping estará na cúpula do Grupo dos Vinte, que acontecerá no Japão.

Negociação com EUA

Qualquer assunto hoje que se relacione a China, deve-se levar em questão seu posicionamento quanto à guerra comercial. A dimensão desse conflito gera uma influencia profunda nas dinâmicas de poder internacional. Nesse caso, o resultado do encontro entre China e Coreia do Norte, será usado de alguma forma na negociação entre EUA e China na guerra comercial. Xi Jinping tem vantagem na negociação da desnuclearização da Coreia do Norte pois Pequim é o principal cliente dos produtos norte-coreanos exportados.

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *