É febre entre os adolescentes do mundo inteiro o chamado “K-POP”, ou seja, a música pop criada por grupos coreanos. Quem tem filhos adolescentes sabe que os ídolos coreanos são tão populares quanto os americanos hoje em dia (quiçá mais). O maior fenômeno mundial do pop coreano é o grupo BTS, que veio ao Brasil neste ano de 2019 e já tem outra turnê mundial planejada para abril de 2020.

 

BTS, fenômeno mundial de K-POP, o pop coreano.

 

O pop asiático

Devido às similaridades culturais e ao grande sucesso do K-POP, a música pop feita na Coreia do Sul, jovens de outros países próximos como China ou Malásia acabam participando dos grupos coreanos. Existe também o J-POP, o pop cantado em japonês. Em sua maioria, as músicas pops asiáticas têm uma temática romântica e um grande apelo visual.

 

O sucesso do K-POP é uma estratégia da Coreia do Sul para aumentar a sua influência cultural no mundo, através do chamado “soft power”. Este é o nome dado ao fenômenos de um país aumentar sua influência política, econômica e cultural no âmbito internacional. Um exemplo claro desta estratégia é o sucesso de artistas estadunidenses pelo mundo, através de suas músicas e filmes. O fato de o mundo inteiro conhecer os artistas americanos aumenta o poder de influência dos Estados Unidos em outras partes do mundo, gerando uma aproximação cultural.

 

C-POP

O C-POP, ou seja, a música pop chinesa não precisa necessariamente ser produzida na China. Qualquer música pop cantada em mandarim pode ser considerada C-POP, o que abrange países como Singapura e Malásia. Assim como no K-POP e no J-POP (o pop japonês), o C-POP se manifesta principalmente em grupos de jovens. Existem grupos femininos e masculinos, com estilos de música bem similares.

 

Grupo feminino de K-POP, com integrantes chinesas e coreanas.

 

Apesar do aumento do reconhecimento mundial, tornar-se um ídolo no mundo pop asiático é competitivo assim como qualquer outro setor de negócios. Na China, devido ao tamanho da população, qualquer mercado é extremamente competitivo e não seria diferente com o C-POP. Atualmente, existem centros de treinamento que treinam as crianças desde muito jovens a fim de torná-los ídolos de C-POP. Os ensaios são árduos e é necessário conciliá-los com estudos e outras atividades, como a prática de instrumentos musicais.

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *