O horóscopo chinês é composto por 12 animais de um ciclo que se repete a cada 12 anos. Este horóscopo diferente acontece por causa do calendário lunar seguido pelos chineses. O ano novo chinês começa na primeira Lua Nova do ano.

Cada um dos animais representa características do ser humano. Acredita-se que o animal de seu signo é o que determinará a sua personalidade ao longo da vida. Seu signo é determinado pelo ano de seu nascimento.

Tudo começou quando o Imperador de Jade, regente dos céus e da terra, organizou uma corrida entre animais para medir o tempo com base na rotação da lua, e a cada ano foi atribuído um animal. Os doze primeiros animais a terminarem a corrida fariam parte do ciclo lunar.

 

 

 

Neste ano de 2020 incia-se um novo ciclo com o Ano do Rato. O Rato é o primeiro animal do horóscopo chinês e a primeira lenda que vamos conhecer é a dele!

Rato

O rato, animal que representa esperteza, charme, lealdade e bom humor, é o primeiro do ciclo. A lenda diz que o gato e o rato eram amigos no início dos tempos e que ambos eram maus nadadores. Para atravessar o rio durante a corrida, eles decidiram pegar carona com o boi, que os ajudou a chegar do outro lado. A ambição do rato para vencer fez com que ele jogasse o seu amigo gato na água e, ao chegar na beira do rio, pulou e chegou ainda antes do boi.

 

 

Boi

O boi representa o trabalho árduo, seriedade, paciência e confiabilidade. Este aceitou carregar os dois animaizinhos através do rio pois gosta de ajudar os outros. O boi acredita que seu esforço incansável é a chave para vencer e, por isso, começou sua corrida um dia antes pois estava ciente de seu peso e velocidade. Apesar do rato só ter conseguido atravessar o rio graças ao boi, este ficou em segundo lugar devido à ganância do rato de vencer.

Tigre

O tigre representa agressividade, coragem, ambição e intensidade. Na corrida, chegou logo após o boi. O tigre gosta de novas aventuras e era hábil com novos desafios. Lutou contra a correnteza do rio sozinho e conquistou o terceiro lugar da corrida. É conhecido também por seu amor à vida.

Dragão

Símbolo da sabedoria, poder, energia e carisma, o dragão chegou em quinto lugar. É um animal de grande importância pois simboliza a chuva para os camponeses. Durante a corrida, se atrasou pois teve de ajudar as criaturas da Terra com a chuva. Durante seu percurso, salvou o coelho que estava em apurou agarrado em um tronco no rio, soprando-o. Sua benevolência foi valorizada pelo Imperador, que o concedeu o quinto lugar.

Coelho

O coelho aqui simboliza a popularidade, sorte, gentileza e sensibilidade. Por ser muito hábil no salto, poderia atravessar facilmente o rio durante a corrida mas a situação era arriscada e o coelho não saltou. Modesto, sensível e discreto, ao chegar da corrida explicou ao Imperador que estava agarrado a um tronco torcendo para não ser levado para a correnteza. Chegou à margem do rio em quarto lugar.

Serpente

Símbolo da inteligência, ciúmes, análise e generosidade. Fez o cavalo se assustar e cair no rio durante o percurso para aproveitar o caminho livre. Era uma excelente mediadora e fácil de se deixar enganar. Solitária e rápida na fuga, rasteja habilmente calculando seus movimentos. Na corrida, chegou em sexto lugar.

Cavalo

Símbolo do desejo de viajar, atração, impaciência e popularidade. Durante a corrida, se assustou com uma serpente e demorou para se recuperar de tamanho susto. Era conhecido por ser impulsivo, precipitado e apressado, sendo fácil de surpreender. Se levantou e chamou a atenção de todos outros animais com seu belo cavalgar e lhe foi concedido o sétimo lugar.

Macaco

A personalidade representada pelo macaco é inventiva, enérgica, bem-sucedida e enganosa. Era um animal muito engraçado que fazia os outros rirem juntos. Ajudou a cabra a limpar o mato e abrir caminho até a jangada que utilizariam para atravessar o rio. Sabe se divertir em qualquer situação, era muito otimista. Chegou ao outro lado do rio com seus amigos, em nono lugar.

Cabra

Símbolo de criatividade, timidez, simpatia e insegurança. Utilizou uma jangada durante a corrida junto com o galo e o macaco. Era generosa e gostava de sentir o apoio dos outros. Chegou à margem em oitava posição.

Galo

Representa honestidade, pureza, praticidade e orgulho. Foi o líder da construção da jangada, juntando madeira enquanto os outros limpava o mato ate a margem. Ao chegar, foi admirado por suas cores, coragem e generosidade, em décimo lugar.

Cachorro

Símbolo de lealdade, honestidade, sensibilidade e mal-humor. Era o melhor nadador da competição, mas não alcançou as primeiras posição devido a sua lealdade. Não se importava em ganhar, desde que estivesse na corrida com seus amigos. Parou para se refrescar no rio durante a corrida, desfrutando aquele momento e confiando em suas habilidades. Chegou em décimo primeiro.

Porco

Símbolo de inteligência, sinceridade, perfeccionismo e nobreza. O porco chegou após a corrida ter sido dada como encerrada pelo Imperador. Para se preparar para a corrida, se deu um banquete, que o deixou sonolento, fazendo com que ele tirasse uma soneca. Era conhecido por sua honestidade e cinismo, e pelo imperador lhe foi concedido o décimo segundo lugar.

 

Por Mariana Madrigali

Fonte e ilustraçõs: Incrível.club

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *