O ano novo chinês não acontece à meia noite do dia 31 de dezembro como nos outros países do mundo. Apesar de as grandes cidades chinesas soltarem fogos na virada de ano como todos os outros países, o verdadeiro ano novo do calendário chinês acontece um pouco depois do nosso. 

Calendário Lunar

A China tem características peculiares em diversos aspectos da sua vida social como religião, horóscopo e alguns hábitos do cotidiano. Um dos aspectos mais marcantes de diferenciação entre a cultura chinesa e ocidental é seu calendário. Ao contrário de nós que seguimos o calendário solar, a China segue o calendário lunar, ou seja, baseado na rotação da Lua. O calendário lunar, além de ser o mais antigo de que se tem registro, é responsável também pelo horóscopo chinês, onde cada ano tem um animal correspondente. A próxima virada de ano acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020 e 2020 será o ano do rato. 

 

Comemorações na China

As comemorações tradicionais do ano novo chinês incluem elementos milenares como a dança do dragão e a dança do leão, todas envolvendo uma incrível noção de trabalho em equipe e sincronia. Algumas semanas antes da virada de ano, é costume dos chineses fazer uma limpeza em toda a casa. Também é comum encontrar papéis vermelhos nas janelas, os chamados Tao Fu. Na verdade, é nesta comemoração é possível encontrar vermelho em quase todos itens de comemoração. A cor vermelha tem grande importância na cultura chinesa, sendo o tom oficial da data. 

Tradicional dança do leão.

Os chineses inventaram os fogos de artifício, então soltá-los na virada de ano novo tem um simbolismo especial na cultura chinesa. As comemorações costumam encerrar-se apenas duas semanas depois.

Como é costume passar o ano novo com seus parentes e a China tem um grande movimento de migração interna, o ano novo chinês é considerado o maior movimento de migração humana da história. A maioria são filhos que se mudaram para as grandes cidades para estudar ou trabalhar que voltam às suas cidades natais nas comemorações.

Comemorações no Brasil

No Brasil ficam cada vez mais conhecidas as comemorações do ano novo chinês, principalmente na região sudeste. Na cidade de São Paulo a comemoração do bairro da Liberdade, símbolo da imigração asiática, atrai diversos participantes todos os anos em uma grande comemoração. O templo Zu Lai, localizado na cidade de Cotia, perto da grande São Paulo, é um templo budista que também realiza comemorações no ano novo chinês.

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *