A data oficial do Ano Novo chinês é dia 25 de janeiro. Nesta data, se inicia o ano novo segundo o calendário lunar, aquele seguido pelos chineses.

Rato de Metal

Segundo o horóscopo chinês, cada ano representa um dos animais dentre os 12 do zodíaco. Logo, um ciclo de animais dura 12 anos. O Rato é o primeiro animal de um novo ciclo, o que tem bastante simbologia na cultura chinesa.  O ciclo vai do Rato até o Javali, que põe fim ao ciclo dos 12 animais, Este é o ano em que os chineses anseiam por renovação e mais esperança. O Ano do Rato é visto como um período para se abrir à inovação em todos os sentidos.

Festival da Primavera

Este é o nome dado aos chineses às comemorações de 2 semanas de duração que celebram o ano novo. Este é o maior feriado do país mais populoso do mundo, o que produz curiosidades interessantes. Como por exemplo: o maior movimento humano migratório da atualidade. Com tantos chineses das grandes cidades voltando para suas terras natais no interior para celebrar o novo ano, os aeroportos, estações de trem e terminais rodoviários ficam lotados. Até mesmo as fábricas param durante esses 15 dias, então isso afeta até mesmo as exportações do país.

 

 

Durante esses 15 dias são realizados diversos rituais e tradições da cultura chinesa. Entre estes costumes está o hábito de acender lanternas junto à porta de casa para afastar a má sorte. O banquete realizado na noite do ano novo se assemelha ao realizado na cultura ocidental, é feito com a família para comemorar o ano que se encerra e dar boas vindas ao que se inicia.

 

Preparativos

Na véspera do ano novo, é um costume que os chineses limpem suas casas e deixem tudo organizado para o ano que se inicia.  Dentre os preparativos para o Festival da Primavera está a compra de flores, símbolo da estação que traz o novo ano. A cor vermelha, carregada de simbologia na cultura chinesa, é utilizada massivamente em decorações relacionadas ao Festival da Primavera. O vermelho é conhecido por atrair sorte e amor, enquanto outras cores como o roxo e o dourado trazem riqueza e prosperidade, além de boas vibrações.

 

 

Comemorações no Brasil

Diversas capitais brasileiras vão festejar o Ano Novo chinês em locais simbólicos. Em São Paulo, a comemoração ocorre tradicionalmente no bairro da Liberdade, símbolo da cultura oriental na cidade. As ruas estreitas do bairro ficam bastante vermelhas durante os dias do Festival da Primavera. Em Recife, o novo ano será bem vindo com um espetáculo de arte, com direito a dança, acrobacias e artes marciais. A Companhia de Música e Dança de Zhengzhou, que realizará estas apresentações em Recife, segue em tour pelo Brasil passando por Foz do Iguaçu e Curitiba.

 

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *