É muito provável que você já tenha visto essas figuras ornamentadas vermelhas por aí. Talvez em um restaurante chinês ou feirinha, elas estão sempre presentes na manifestação da cultura chinesa. A arte chinesa de cortar papéis vermelhos no formato de elementos da sua cultura é uma prática muito antiga. Conheça mais sobre essa tradição, suas origens, significados e técnicas.

 

História

A arte chinesa de cortar papel é tão importante que foi reconhecida pela UNESCO como parte de sua cultura Imaterial, em 2006. Não só essa técnica foi inventada na China, como o próprio papel também. O papel foi inventado em meados do século VI, durante a dinastia Han, na China. Ao final do século XIV os chineses já produziam bastante papel higiênico, tendo se incorporado bastante na sociedade chinesa. O papel é um material bastante valorizado pelos chineses devido às suas propriedades como flexibilidade e versatilidade. A técnica já foi tema de poemas chineses e até hoje são utilizadas em eventos como casamentos, aniversários, cerimônias de ano novo e funerais.

 

Recorte de papel utilizado em casamentos, que significa felicidade em dupla para o casal.

 

 

A técnica

Existem diversos níveis de dificuldade de recorte de papel. Os formatos que têm alguma simetria são mais fáceis de fazer, enquanto outros são diferentes de cada lado. O resultado do recorte, feito através de diversas dobras no papel para fazer os formatos, é um papel bastante ornamentado com recortes artísticos. Se estiver curioso para aprender, no Youtube você pode encontrar diversos tutoriais gratuitos. Essas obras de arte são facilmente encontradas pelas ruas da China. Veja mais fotos abaixo. São representados animais do horóscopo chinês ou desejos.

 

 

Por Mariana Madrigali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *